O Brasil tem passado por uma crise econômica que vem afetando todas as camadas da sociedade.
Com 14 milhões de desempregados, a população vê salários estagnados e serviços assistências do governo sendo cortados dia após dia.
A previdência é um dos serviços que mais sofre com cortes devido a baixa arrecadação do governo e gastos estratosféricos dos governos.
Com isso, é impossível pensar no futuro da população sem pensar em planejamento financeiro. As famílias brasileiras tradicionalmente negligenciam a organização financeira, mas esse cenário precisa mudar.
A solução a médio e longo prazo, definitivamente, é educar nossas crianças.
Algumas escolas entenderam essa necessidade e vem implementando na grade aulas de organização e planejamento financeiro, além de investimento.
CLIQUE AQUI
Veja porque devemos ensinar finanças para as crianças:
Tempo
Investir quando se tem uma aplicação inicial e recorrente baixa, costuma demorar para que os resultados apareçam. Isso porque os juros compostos trabalham dessa forma.
Quando aplicamos uma quantia na casa das dezenas de milhares, por mais bem investidas que elas forem, o retorno só virá anos, décadas depois.
No gráfico podemos visualizar essa evolução.
Por anos, a evolução dos juros compostos se assemelha a do juros simples, mas com persistência e regularidade nos investimentos, a inclinação da linha se altera abruptamente, proporcionando um ótimo ROI (Retorno sobre Investimento).
Quando ensinamos as nossas crianças a necessidade de investir desde cedo, aumentamos a chance de jovens adultos serem mais independentes financeiramente.
Ao protelar tais ensinamentos ao jovem, reforçamos caminhos tradicionais e que dificultam a evolução dele e da sociedade. Esse tempo desperdiçado é primordial para mudarmos o mindset das futuras gerações, livrando-as da dependência de governo, assistências e possíveis crises sócio-econômicas.
CLIQUE AQUI
Endividamento Precoce
Na fase adulta, a criança passará por momentos de dificuldade. Nesse momento, entender como sair de tal situação, de forma racional, além de ter a possibilidade de resgatar parte de investimentos, caso existam, é essencial, já que tais problemas podem acarretar em dividas infinitas em pessoas menos preparadas financeiramente.
Com a educação financeira iniciada desde cedo, a pessoa enfrentará problemas financeiros com mais preparo, evitando soluções com juros exorbitantes.
Soluções mais racionais podem evitar um desgaste pessoal e familiar, além de proporcionar a pessoa ou a família um grau maior de controle sobre a sua vida financeira.
CLIQUE AQUI
Amadurecimento Econômico
Compreender, organizar e planejar financeiramente, não leva a pessoa apenas a melhorar a sua saúde financeira, mas também a entender problemas econômicos mais complexos.
Entender que a previdência ou outros programas assistenciais são, até certo ponto, prejudiciais a economia do país, já que promovem muito gasto e pouco retorno.
Compreender isso, por exemplo, fará com que a população defenda formas alternativas de planejamento e auxílio social, evitando grandes gastos governamentais e cobrando um uso mais eficiente dos recursos da união.
E esses fatores só poderão ser mudados em larga escala a partir do instante em que a população entenda o que eles representam para a sociedade a longo prazo.
Novamente, educar as crianças pode afetar esse aspecto também, intensificando a luta contra corrupção, contra super-gastos e desvalorizações arbitrárias, amadurecendo o pensamento crítico da população acerca de tais questões.
Como aprender mais?
Com o intuito de auxiliar os profissionais da saúde, a Saúde+Ação junto com o Health Innova Hub, estão promovendo o curso de Finanças Pessoais e Investimento para Profissionais de Saúde, que acontecerá em São Paulo no dia 21/10.
O objetivo do curso é ensinar os participantes a cuidarem de suas finanças pessoais e também a construírem e multiplicarem sua riqueza por meio de investimentos.
NÃO PERCA! CLIQUE AQUI
DATA E HORA
sábado, 21 de outubro de 2017
08:00 – 18:00 (Horário de Verão de Brasília)
LOCALIZAÇÃO
Espaço Envolve de Coworking
R. França Pinto, 926
Vila Mariana
São Paulo, SP 04016004