A Importância Crescente da Inovação para os Profissionais da Saúde.

            O mercado da indústria da saúde vem crescendo constantemente, é um dos mais importantes do país e apresenta consistentes indicadores. No final de 2019, obteve um crescimento de 4,8%. Desta forma, empresas da área da saúde passam a ter forte relevância no cenário brasileiro. Por ser um mercado extremamente dinâmico e cada vez mais competitivo, inovações tecnológicas vêm surgindo e transformando a rotina dos consultórios, com equipamentos que agilizam os processos e novas tendências para formação e educação de profissionais da saúde. Com isso, há um crescente investimento em saúde digital, fenômeno inserido em um mundo cada vez mais tecnológico e com maior valorização da saúde corporativa.

            Consequentemente, torna-se necessário o processo de incorporação de uma gestão mais digital e menos analógica dentro das organizações. Portanto, é essencial que uma empresa tenha uma governança empoderada por essa nova plataforma digital e que os profissionais da saúde desenvolvam competências e habilidades para a implementação de inovações.

            Associado a isso, há a crescente necessidade de um aumento da eficiência no atendimento à saúde do país. A busca pela diminuição de gastos, redução dos desperdícios, agilidade nos atendimentos, melhoria nos investimentos e maior assertividade nos tratamentos podem ser consequências da utilização de melhores equipamentos, produtos e soluções que sejam inovadores, que gerem melhores resultados nas operações dos estabelecimentos de saúde e que tragam melhorias para a população.

            Por este motivo, gestores da saúde devem buscar constantemente se atualizar sobre as inovações da área para sempre garantir o melhor atendimento aos pacientes, serviços de qualidade e atualizados, além da qualidade de vida para os colaboradores.

            A própria origem das mudanças tecnológicas, no interior dos serviços de saúde, recria com muita rapidez um novo profissional, caracterizado pela polivalência e pela ampliação de competências específicas, ao mesmo tempo em que os serviços de alta complexidade demandam cada vez mais profissionais com qualificações mais especializadas. A união do conhecimento técnico com o domínio das necessidades de seu negócio é fundamental para que a organização se torne capaz de lidar com as adversidades do mercado de atuação.

            Entretanto, mesmo com a comprovada relevância, essa nova visão não é abordada da maneira apropriada durante a formação acadêmica da maioria dos profissionais da saúde. Consequentemente, esses profissionais apresentam dificuldades ao terem que lidar com a gestão de seus próprios consultórios, o que se torna um problema, visto que o êxito de um empreendimento voltado ao atendimento na área da saúde não depende somente da composição de um bom corpo clínico.

Diferenciar-se no mercado com um modelo de gestão eficiente é determinante e pode possibilitar um alto nível de atendimento, a sistematização de uma rotina interna adequada, a estabilização do âmbito financeiro e a tomada de decisões mais objetivas e assertivas.

            Com um mercado cada vez mais competitivo, com uma carência significativa de profissionais que tenham conhecimento técnico unido a uma habilidade empreendedora e com pacientes cada vez mais informados e exigentes, os profissionais identificam a necessidade de buscar novos desafios e se diferenciar de alguma forma dentro do mercado da saúde. Outros se encontram perdidos em algum ponto da carreira, não se sentem mais realizados e buscam por algo novo. Paralelo a isso, os jovens profissionais da saúde com perfil empreendedor, sede por aprendizado, crescimento e extremamente conectados à tecnologia e inovação, anseiam por mobilidade e sentem a necessidade de algo além da vida dentro de um consultório, que não seja tão engessado.  

            A partir do momento em que o profissional da saúde desenvolve esse comportamento empreendedor, acompanhado do conhecimento técnico e do desenvolvimento de habilidades de gestão, um mundo de possibilidades dentro do mercado se abre. E, de fato, há uma grande demanda por esse tipo de profissional. Dessa forma, é um grande diferencial para os profissionais da saúde consolidar a união entre tecnologia, ciência, inovação, empreendedorismo, gestão, ética e empatia. 

Autora: Lígia Santos

Cirurgiã-Dentista graduada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) no ano de 2019. Durante o curso, fui selecionada para participar do programa de Intercâmbio Científico em Odontologia pela Okayama University Dental School, no Japão.

Além disso, fui Aluna Monitora remunerada do Departamento do Materiais Dentários e Prótese da FORP-USP. Também tive a oportunidade de desenvolver e liderar as atividades sociais da 40ª Jornada Odontológica de Ribeirão Preto, organizada pela FORP-USP no ano de 2018.

Atualmente, desenvolvo atividades clínicas como clínico-geral.

Tenho o objetivo de desenvolver atividades na área empresarial da Odontologia. Por conta de uma sólida formação acadêmica, sou apta para realizar atividades de trabalho em equipe, gestão, atendimento ao cliente, comunicação, vendas e desenvolvimento empresarial. 

Seja Membro HIHUB.TECH🌎

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Grupo-StartupSaúde-Facebook.jpg

Fernando Cembranell  – fernando@hihub.tech

CEO HIHUB.TECH🌎Health Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!