5 dicas de finanças, que gostaria de ter recebido ao terminar a Residência Médica! Por Dr. Francinaldo Gomes

Depois de passar por grandes dificuldades financeiras durante sua residência médica, Dr. Francinaldo Gomes assumiu o controle de sua vida financeira, atingindo sua independência financeira e hoje propaga o seu conhecimento para colegas em todo o Brasil através do Saúde+Ação. Seu próximo curso será dia 21/10, em São Paulo:

 CLIQUE AQUI

Para evitar que os jovens profissionais passem pelos mesmos problemas, o Health Innova Hub pediu 5 dicas que o Dr. Francinaldo gostaria de ter recebido naquela época. Veja abaixo:

cursoFinance

Dica 1. Começar a poupar o quanto antes para a aposentadoria. Os médicos costumam achar que a renda será sempre crescente pois sempre pode-se trabalhar mais. Eles assumem um padrão de vida muito além do que a renda permite de tal forma que costumam passar a vida trabalhando para pagar contas. Quando ficam mais velhos, percebem que não tem outra fonte de renda que não seja o trabalho. Daí eles se deparam com o dilema: reduzir o padrão de vida ou continuar trabalhando para manter a renda.

Franc

Dica 2. Construir uma reserva de segurança. O médico demora para se estabelecer profissionalmente. Durante o período de consolidação da carreira costumam ocorrer mudanças de locais de trabalho, de cidade e até mesmo de país. Estas mudanças podem implicar em redução ou mesmo num completo cessar de renda por algum tempo. Sem uma reserva de segurança, será necessário recorrer a empréstimos e financiamentos, assumindo dívidas.

Dica 3. Blindar o patrimônio. Da mesma forma que a reserva de segurança, durante a consolidação da carreira médica podem ocorrer imprevistos como doenças graves, acidentes e internações. Através da blindagem patrimonial por meio de um seguro de vida resgatável, é possível antecipar a renda no caso da ocorrência de um destes agravos.

Franc

Dica 4. Montar uma carteira de investimentos. Na fase inicial da carreira médica pode-se depender de renda ativa (aquela proveniente do trabalho). E esta renda pode ser interrompida abruptamente por conta de um agravo. Porém, com o passar do tempo, o médico deve depender cada vez menos do trabalho para gerar renda e passar a depender cada vez mais do ganho com investimentos (renda passiva). Esta não pode ser interrompida abruptamente e permite que ele passa a ter mais tempo para cuidar de si próprio, de sua carreira e de seus familiares.

Dica 5. Encontrar a forma mais barata de levar uma vida rica. O exercício da medicina costuma exigir muito esforço e tempo dos médicos. Os mesmos costumam compensar por meio da compra de bens caros ou mesmo de viagens caras. Tudo isso pode e deve ser feito, porém deve-se procurar formas mais baratas de fazê-lo. Por exemplo, programar-se com antecedência para uma viagem, procurar comprar bens à vista com desconto ao invés de parcelar, usar corretamente os benefícios do cartão de crédito. Todas estas medidas permitem que se possas usufruir das coisas boas da vida pagando-se menos

cursoFinance

Última oportunidade no ano, no dia 21/10, das 8-18h, no Espaço Envolve, teremos mais uma edição do excelente curso de Finanças Pessoais e Investimentos.

SAIBA MAIS:  CLIQUE AQUI

DATA E HORA:

sábado, 21 de outubro de 2017

08:00 – 18:00 (Horário de Verão de Brasília)

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innovation HUB

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do HIHUB🌎Health Innova HUB✨HUB Digital Inovação & Saúde Médico pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administração Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA pela Duke University, com foco em Healthcare Management (fernando@hihub.tech)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!