Por quê as empresas júniores estão crescendo nas Faculdades Médicas, pelo Brasil ?

Foto: Medtalks 2017, na Santé Jr. (Medicina PUC-Sorocaba)

Um movimento ainda nascente nas escolas médicas, empresas juniores já tem sido uma realidade há bastante tempo em outras áreas do conhecimento como, por exemplo, nas engenharias ou Escolas de Administração.

As empresas juniores exercem atividades sem fins lucrativos e ainda que sejam pessoas juridicas, tem que eatar necessariamente vinculadas a uma instituição de ensino, serem geridas pelos acadêmicos e possuírem um profissional como tutor de suas atividades.

O movimento de empresas juniores, conhecido no meio acadêmico como MEJ, tem no Brasil uma âncora forte e destaque mundial como uma das maiores potências nesse nicho.

O curioso é que embora já exista há décadas, o MEJ apenas começou a impactar os cursos de medicina recentemente com a expansão de empresas principalmente no estado de Minas Gerais, onde só ano passado foram inauguradas três empresas em escolas federais.

Além de mescla de responsabilidade e aprendizado tutorado, a Empresa Júnior possibilita aos futuros médicos uma imersão no universo empreendedor e administrativo, levando os empresários juniores a experienciar vivências que a escola tradicional não fornece ainda (com muito pesar).

Vale a pena conferir o vídeo abaixo e ver como as Empresas Jr. estão impactando a vida e formação de inúmeros universitários na área de saúde.

Vídeo: Como os acadêmicos estão se preparando para a inovação em saúde ?

Participantes do vídeo:

  • Bruno Lima: Acadêmico do 5 ano de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, Dir. Executivo da Asclepius Consultoria Jr., Estagiário Health Innova HUB
  • Aline Rodrigues: Acadêmico do 4 ano da UFMG, Dir. Executiva da SmartMED, Empresa Júnior da UFMG
  • Eric Kojima: Acadêmico do 5 ano de Medicina da PUC-SP (Sorocaba), ex-diretor do Depto. de eventos Santé Jr. (empresa júnior de medicina e enfermagem da PUC-SP)
  • Fernanda Formicola Di Pietro: Acadêmica do 3 Ano de Nutrição da USP, Ex-Diretora de Eventos da Nutri Jr (Empresa Jr. da Nutrição da USP)

O que é necessário para fundar uma Empresa Júnior ?

Para fundar uma EJ de medicina é necessário em primeira mão colegas engajados na causa do empreendedorismo e  um bom relacionamento institucional com a faculdade. Os trâmites burocráticos vão desde a posse dos diretores até a abertura de uma conta passando, claro, pelo cadastro como pessoa jurídica.

Vídeo: Como fundar uma Empresa Júnior ? (24/Jan/2017, Missão Diploma)

Conheça algumas das empresas juniores, na área de saúde, de maior destaque no Brasil.

Vamos então a nossa lista, começando pela pioneira Medicina Júnior, da USP.

Medicina Jr – São Paulo (SP)

Medjr

“A Medicina Jr. foi fruto do trabalho de um grupo de alunos que não hesitaram em inovar. Em agosto de 2003, fundaram a primeira empressa júnior de medicina do Brasil. Eles perceberam a importância de se ter uma visão mais ampla da saúde, incluindo os lados administrativo e gerencial.”

Captura de Tela 2018-01-29 às 11.07.11.png

Foto: Site da Medicina Jr.

Smartmed – Belo Horizonte (MG)

smufmg

“No curso de medicina, temos nosso currículo direcionado para as áreas do cuidado, atenção e prevenção em saúde: ainda são poucas as chances de realmente sermos agentes transformadores dentro dos sistemas de saúde, atuantes em processos que podem reduzir gastos e ampliar a rede de cuidados.

Assim, alguns alunos do curso de Medicina da UFMG decidiram se organizar para pensar alternativas para a melhoria do aprendizado nessas áreas e eis que suje a SmartMED, empresa júnior voltada para gestão, inovação e empreendedorismo médico.”

Asclepius – Ouro Preto (MG)

Logo - Asclepius - PDF - Vetorizada-1

“A Asclepius Consultoria Jr nasceu em 2016 como uma iniciativa dos alunos da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a partir de então vem se estruturando para atender, em áreas relacionadas à saúde, a serviços públicos e privados de diversas formas. Buscamos a solução ideal para você, com flexibilidade e o que há de ponta em ferramentas modernas de gestão.

Atualmente, a Empresa Júnior, pioneira na área de Medicina em Minas Gerais, conta com os alunos em cargos de Diretoria, Assessoria e Trainee, os quais possuem conhecimentos distintos de forma a contribuir da melhor maneira para o crescimento e estabelecimento da empresa no mercado.”

Santé Júnior – Sorocaba (SP)

26169093_815509195294771_5498526792312316251_n

“Fruto da busca por desenvolvimento, inovação e impacto social a criação da Santé Jr. rompeu com a monotonia ao lançar algo revolucionário no mercado: a primeira empresa júnior de Medicina de Sorocaba. Sediada na Faculdade de Medicina de Sorocaba, conta com a dedicação de estudantes e profissionais qualificados de louvável potencial para oferecer produtos e serviços de qualidade singular.”

Vídeo: MEDtalks 2017, organizado pela SantéJr

 

A fonte dos textos descritivos das empresas são as fanpages e sites delas! Não deixe de passar por lá para conhecer mais sobre elas 🙂

Você que é estudante de medicina e deseja abrir uma empresa junior em seu curso, deixe uma mensagem neste post

Está com dúvidas sobre algum dos itens acima? Deixe seus questionamentos e sugestões nos comentários!

Tenha uma excelente semana!

Bruno Lima                                                      e                    Fernando Cembranelli 

Health Innova HUB in Training                                      CEO Health Innova HUB

 

 

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!