Em 2018, qual hábito você vai conquistar?

Um livro excepcional que escutei neste final de ano pelo Audible (audiolivro da Amazon), foi “O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”de Charles Duhigg.

O Poder do Hábito

Livro: O Poder do Hábito de Charles Duhigg

O grande desafio de todas as mudanças que queremos fazer em nossas vidas pessoal ou profissional é conseguir mudar nossos hábitos e mais do que isso, conquistar novos hábitos.

Neste sentido, é fundamental entender como os hábitos funcionam e porquê na grande maioria das vezes que queremos modificá-los falhamos. O grande desafio é que os hábitos seguem uma rotina bem específica e segue três etapas: a dica ou sinal, a rotina e a recompensa.

Por exemplo, imagine que quando você está sob stress (dica), você come fast-food (rotina), sendo que após a alimentação você se sente mais relaxado e com o nível de stress menor (recompensa)

Agora, imagine que no início, este hábito ocorria a cada duas semanas, com o tempo este hábito passa a ser semanal, e eventualmente, passa a acontecer duas ou três vezes por semana.

Aí, quando você vai a um profissional de saúde, ele te fala para perder peso e a nutricionista te fala para cortar fast-food. Acontece, que ir ao fast-food faz parte dos seus hábitos e estes já se tornaram automáticos para você.

O desafio passa a ser então adotar uma nova rotina para quando tiver estressado, a fim de substituir a rotina de comer fast-food. No início, este novo hábito vai exigir muita energia para ser realizado, contudo com o tempo vai ser cada vez mais natural, até que o antigo hábito tenha caído em desuso.

Simples? Nem um pouco, como todos sabemos. Logo, se você quiser não somente abandonar antigos hábitos, mas adquirir novos em 2018, não deixem de ler, ouvir e discutir sobre este livro incrível.

Vídeo: Resumo Animado: O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Rotina de Hábitos 2

Foto: Três etapas dos hábitos – Cue (“sinal”), Rotina e Recompensa

Feliz 2018,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica, em Administracao Hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do EmpreenderSaúde, Ex-gerente do Centro de Inovacao do HCFMUSP, partner da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB (Health Innovation HUB)

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!