As oportunidades e desafios de empreender com biotecnologia no Brasil com Péricles Hassun, founder da InGene biotecnologia

A biotecnologia é uma das áreas mais complexas da saúde. A área envolve questões que devem ser trabalhadas com cautela, porém seus avanços são essenciais para a evolução da humanidade.

A área genética busca entender as combinações e trabalhá-las de forma que possibilite o ser humano a futuramente definir os padrões de seu corpo ou de seu filho, por exemplo.

Outro ponto extremamente relevante é em relação a produção de alimentos. Nos últimos anos, agrotóxicos e transgênicos tem levantado debates acerca do futuro da alimentação mundial.

O Brasil tem avançado significativamente nessas questões e esse avanço tem criado iniciativas de enorme impacto na área e essas iniciativas por sua vez trazem investidores de peso para o ecossistema.

O Péricles Hassun é um expoente em BioTech. Vem transformando a área e promovendo enorme destaque em relação as tecnologias emergentes e novas aplicações em genoma e área correlatas.

Péricles estará conosco no Curso: Empreendedorismo e Inovação em Saúde e na Parte 1 da sua entrevista ele nos explica mais sobre sua trajetória e construção da empresa Genesis Genetics Brasil, referência em medicina reprodutiva no Brasil e Latam.

 

  • Pode nos contar sobre sua trajetória na área da saúde?

Fiz graduação em Medicina Veterinária pela UNESP (1990), mestrado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo-USP (1999), doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Em 2002 fiz pós-doutorado em Biologia Molecular Estrutural, financiado pela FAPESP. Convidado pelo Departamento de Reprodução da Universidade Illinois (USA) em 2001 fiz pesquisas nas seguintes áreas: Biologia Molecular (Transgênese) e Biotecnologia aplicada a Reprodução Assistida. Na Universidade de Michigan (USA), em 2006, também atuei como Pesquisador convidado, colaborando com pesquisas na área de Tecnologia de Reprodução Assistida, Células-Tronco e Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD).

De 2003 a 2005, fui responsável pelos Laboratórios de Biologia Molecular Aplicado a Medicina Reprodutiva e pelo Laboratório de Reprodução Assistida do Setor de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de
Medicina (UNIFESP-EPM).

Fui diretor-presidente da Genesis Genetics Brasil (InGene Biotecnologia Ltda) e um dos responsáveis pelo Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Células-Tronco em Doenças Genéticas Humanas associado ao Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (CEGH-USP). Tive experiência na área de Bioquímica e Biologia Celular, com ênfase em Biologia Molecular e Embriologia,
atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia aplicada a reprodução, genética da infertilidade e diagnóstico genético pré-implantacional (PGD).

Com relação a minha trajetória como empreendedor:

A InGene Biotecnologia Ltda./ Genesis Genetics Brasil, foi fundada em 2006 na cidade de São Paulo – SP, e foi a primeira empresa brasileira especializada em diagnóstico genético pré-implantacional (PGD) com desenvolvimento totalmente nacional. O objetivo da empresa é oferecer às clínicas de Reprodução Assistida um portfólio altamente especializado de exames em PGD e informações sobre genética reprodutiva aos pacientes inférteis ou que sejam portadores de doenças genéticas e que desejam constituir uma família saudável, necessitando deste tipo de exame.

A criação da InGene se justificava por três razões: ausência de empresa especializada neste diagnóstico no país, a visão de um nicho de oportunidade com perspectiva
promissora de crescimento e, por último, a experiência adquirida de anos em genética
molecular e conhecimento do mercado da medicina reprodutiva pelo seu fundador e atual residente.

Desde o início, conquistou e fidelizou os maiores clientes especializados em
medicina reprodutiva (clinicas de reprodução assistida), o que traduzindo em números de ciclos de fertilização in vitro (FIV) no Brasil, a InGene possui mais de 90% do mercado.

Em 2008 deu continuidade ao seu caminho no sentido de transformar-se em uma das melhores empresas de diagnóstico genético voltado a medicina reprodutiva, a InGene fez uma parceria estratégica, baseada em transferência de tecnologia, com a maior empresa especializada em PGD no mundo, a Genesis Genetics Institute com sede em Detroit-USA.

Assim nasceu a Genesis Genetics Brasil (GGB), que rapidamente conquistou seu espaço, não só pela qualidade de seus serviços, mas também pela dinâmica inovadora do uso de biotecnologias. A InGene, hoje conhecida comercialmente como Genesis Genetics Brasil está instalada em um prédio adaptado para laboratórios de diagnóstico, totalmente em conformidade com as exigências da ANVISA e acreditado pelo PALC -SBPC/ML. Em 2011, seguindo um plano de ampliar nosso mercado para América Latina, abrimos uma subsidiária em Buenos Aires, Argentina. Atualmente expandimos nossos serviços para todos os países da América Latina.
A InGene Biotecnologia Ltda. é uma empresa de alta intensidade tecnológica, para tal faz
uso de profissionais altamente especializados com titulações de mestrado, doutorado e pós-doutorado, sempre envolvidos com atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação.
Tecnicamente, a empresa busca constantemente gerar e aperfeiçoar novas tecnologia com base nas melhores referências internacionais, participando de seminários, eventos e
enfatizando projetos de transferência do conhecimento. Neste cenário de competição
internacional, a interação com a academia e Centros de pesquisa é uma necessidade, assim a empresa mantém e busca profissionais na academia e promoveu a abertura de spin-off, como a Innovaomics Biotecnologia Ltda e Omics Biotech Animal.

Essa decisão possibilitou materializar o sonho de desenvolver uma empresa exclusivamente voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias e ressalta o espírito inovador e empreendedor dos seus sócios que, ao optarem por instalar a Innovaomics, inserem-se num Sistema de Inovação Local, alicerçado em várias parcerias e articulações, baseadas na articulação entre academia, empresas e poder público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s