AACD e a Inovação pela Colaboração!

Em 1950 Empreendedorismo e Inovação eram palavras pouco usadas. Muitos ainda não sabiam os seus significados e quase ninguém conseguia aplicar. O Brasil estava engatinhando no desenvolvimento industrial e a área da saúde era extremamente precária.

AACD-Vida é Movimento

Mas em 1950 um marco na Saúde brasileira surgiu. A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), fundada pelo médico especialista em Ortopedia Dr. Renato da Costa Bomfim, trouxe um conceito que já era difundido nos centros de reabilitação do exterior.

Atualmente a AACD é referência em Ortopedia no país, com um dos melhores tratamentos de pessoas com deficiência física.

Teleton

O projeto foi criado no dia 16 de maio de 1998 e exibido pelo SBT após uma reunião com Silvio Santos e a diretoria da AACD. Naquele ano, Décio Goldfarb, presidente da instituição na época, ligou para a apresentadora Hebe Camargo dizendo: “Eu preciso falar com o Silvio Santos”. Após a apresentação da ideia, Silvio cedeu 26 horas de programação todos os anos para a causa.

Atualmente está em sua 20a edição, tendo arrecadado cerca de R$ 500 milhões ao longo dos anos.

Vídeo: Anitta, no Teleton, com dançarinos super especiais

Esse auxílio, além de outros, possibilita que a AACD continue independente em relação as suas atividades, não necessitando de financiamentos ou investimentos que possam mudar o rumo do projeto.

Expansão

A entidade possui atualmente 12 Unidades distribuídas em 6 estados brasileiros.

As unidades de Campo Grande e Santana são as mais recentes, sendo entregues em 2011. Essa expansão é reflexo da necessidade da comunidade e do atendimento de excelência entregue pela Associação.

A expansão deve continuar nos próximos anos com o aumento da demanda e a necessidade de multiplicar o acesso.

Inovação

Não é apenas na questão dos tratamentos e atendimento ao público que a AACD busca inovação. Nos últimos meses, 2 iniciativas de alto impacto na organização está  trazendo ótimos frutos.

Parceria com a CISCO

Com uma parceria entre a AACD e a CISCO, houve a modificação da infraestrutura de tecnologia e o modelo operacional de todas as Unidades, reduzindo custos e o tempo gasto em atividades como a recepção de pacientes encaminhados pelo SUS, por exemplo, otimizando a operação de serviços fundamentais.

Captação de Recursos

Com a crise econômica que o Brasil vem sofrendo, a organização está tendo problemas para arrecadar dinheiros e continuar com sua administração independente. Com esse cenário, a AACD aderiu a uma nova plataforma de captação de recursos.

A Global Giving é a plataforma com a maior comunidade de financiamento colaborativo do mundo, auxiliando especificamente a área de esportes da AACD a continuar com seus projetos em desenvolvimento. Esse setor da AACD visa  proporcionar aos pacientes a inclusão social por meio do esporte, revelando atletas paralímpicos.

Superando as dificuldades

A AACD é reconhecida pela superação de desafios. Nesse mês a campanha que está sendo realizada é a #BoraSeMexer.

A cada hashtag #BoraSeMexer postada no Instagram ou no Facebook a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Rio Preto vai receber a doação de R$ 1.

O dinheiro vai ajudar no tratamento de 306 pacientes com dificuldades de locomoção. Pessoas famosas, como o ginasta Arthur Zanetti aderiu a campanha e vem auxiliando na divulgação.

A  AACD será uma das empresas visitadas, no dia 7 de Dezembro, durante o Curso de Empreendedorismo e Inovação em Saúde.

PARTICIPE!

Participe do nosso Curso: Empreendedorismo e Inovação em Saúde, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de Dezembro, em São Paulo. O curso téorico-prático incluirá visitas à excelentes empreendedores e startups de São Paulo e aulas com alguns dos maiores empreendedores e inovadores em saúde do país.

FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO!

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s