Por quê combater a corrupção é fundamental para o empreendedorismo?

Foto: Malas de dinheiro achadas no apartamento do o ex-ministro Gedel Vieira Lima

“Porquê não existe um ecossistema empreendedor forte, em meio a uma nação permeada pela corrupção” Fernando Cembranelli

A minha migração da medicina para o empreendedorismo em saúde, teve como modelos empreendedores da área da saúde, em especial àqueles selecionados pela Endeavor.

Desde o princípio, em 2014, entendi que o empreendedor deve ser um role model, cujo exemplo ajuda a disseminar a cultura empreendedora do Brasil.

Contudo, recentemente com os escandâlos da Lava Jato e todos os demais escândalos subsequentes fica mais claro, de que nada adianta uma nação cheia de empreendedores, num mar de lama e corrupção. O empreendedorismo e a ética são dois princípios complementares e indissolúveis.

Neste cenário, não existe copo cheio para os empreendedores, enquanto formos tolerantes com a corrupção.

World Map Corruption Index

Foto: World Map Perception Corruption Index 2010 (Mapa do Índice de Percepção da Corrupção 2010)

E estamos sendo tolerantes com a corrupção, over and over again. Nem adianta apontar para o partido do lado de lá, pois os partidos do lado de cá também estão igualmente sujos. A se o candidato derrotado à presidência tivesse ganho a eleição …

Porém, o mais grave é que empreendedores de extremo sucesso como Emílio Odebrecht, André Estevez, entre outros, que antes eram considerados midas, agora são meramente esquecidos. E quem os tinha em seus conselhos prefere esquecê-los, a discutir as lições que aprendeu neste processo.

O Brasil deve pode deixar de ser um país de memória tão curta, cuja memória seletiva só lembra o que lhe é conveniente.

Afinal, antes dos unicórnios vêm a ética!

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)