Por quê Florianópolis ganhou meu coração?

Foto: Fernando Cembranelli com Time de Saúde da Softplan

Como profissional de empreendedorismo e inovação em saúde, desde que visitei pela primeira vez, sempre tive grande admiração por Florianópolis, sua vocação empreendedora e o apoio aos empreendedores da área de tecnologia, demonstrado através de diversas iniciativas como a ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), Sapiens Parque e Fundação CERTI.

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_ed5

Foto: Fernando Cembranelli, HIHUB, e Marcelo Tournier, SESI, na ACATE

Mas, nesta última semana, voltei à Florianópolis a convite do SESI, para um evento localizado no InovaLab, espaço de inovação dentro do Sapiens Parque, que será o maior parque tecnológico do Brasil (vide mapa abaixo). E a impressão que tive foi de ver o ecosistema de inovação e empreendedorismo da ilha florescendo em múltiplas direções, desde grandes empresas como a Softplan, que se mudaram ou se mudarão para o Sapiens Parque construindo sedes que nada ficam devendo para o Vale do Silício, até startups que estão se mudando para a ilha, em busca de um ecosistema mais propício para se desenvolver.

 

Foto: Sede da Softplan no Sapiens Parque

Sapiens Parque

Foto: Sapiens Parque

Um dos pontos que mais chama a atenção é que o ecosistema de Florianópolis, após muitos anos de maturação agora está se desenvolvendo cada vez mais rápido, fazendo com que tecnologia já seja a principal economia da ilha, apesar do pujante mercado de turismo, com mais de 1.000 vôos charters anuais.

Mas, a razão porquê Florianópolis ganhou meu coração é que o desenvolvimento deste ecosistema empreendedor, tal como uma função exponencial (abaixo, em verde) ainda está nos seus estágios iniciais de desenvolvimento e o sistema deverá se desenvolver cada vez mais rápido dado o cenário atual, fazendo vale o apelido de Florianópolis de “Vale do Silício Brasileiro”

Exponential Growth

Foto: Função exponencial (em verde), em comparação com função cúbica (azul) e função linear (vermelho)

Quanto a nós do Health Innova HUB, certamente Florianópolis já é nossa segunda casa, tanto pelo amigos empreendedores e inovadores que sempre nos recebem extremamente bem, tanto pelo potencial empreendedor, que nos faz creer não somente no Brasil, mas na habilidade de construir empresas incríveis de classe mundial, numa terra que esbanja beleza e hospitalidade.

Obrigado ao SESI pela oportunidade, à SOFTPLAN pela recepção e a ACATE pela acolhida!

Participe do nosso Curso: Empreendedorismo e Inovação em Saúdeque acontecerá nos dias 7,8 e 9 de Dezembro, em São Paulo. O curso téorico-prático incluirá visitas à excelentes empreendedores e startups de São Paulo e aulas com alguns dos maiores empreendedores e inovadores em saúde do país.

FAÇA PARTE DA TRANSFORMAÇÃO!

faixa-curso-empreendedorismo-saude

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)