A Inovação nos Hospitais e as Referências para o Brasil!

Quando falamos em inovação no Brasil, em raras situações citamos hospitais como agentes de mudança. Muitas vezes os hospitais do país que promovem algum tipo de transformação realizam tal tarefa por conta de algum incentivo ou pela concorrência existente.

Parte das inovações implementadas no Brasil vem do exterior e são adaptadas a nossa realidade.

Novas ideias estão surgindo de startups, que encontram um ambiente com poucos incentivos no país.

Quando comparamos com os EUA, visualizamos cenários completamente diferentes.

Startups, hospitais e grandes corporações tem investido massivamente em inovação. Isso reflete no mercado e na sociedade, já que aumenta a corrida por inovação e melhora as entregas ao paciente.

 

Hospital como Agente Transformador

Um bom exemplo de como empreendedorismo inovador já é uma realidade dentro de hospitais norte-americanos é a Mayo Clinic Center for Innovation.

Mayo

Localizada em Rochester, Minnesota, a Mayo Clinic é referência quando buscamos design de serviços atrelado ao cotidiano do cliente.

Designers e administradores da Mayo Clinic visam mudar a distribuição de cuidados de saúde, concentrando-se na experiência humana para identificar as necessidades de design.

O centro de inovação colaborou com vários departamentos da Mayo em múltiplas iniciativas de inovação, incluindo esforços para transformar o design de salas e um programa de telemedicina denominado eConsults, que usa tecnologia audiovisual para interações de provedor de pacientes em tempo real e elimina a necessidade de visitas de acompanhamento.

Além disso, o centro hospeda uma conferência anual de inovação de saúde de dois dias chamada Transform, que reúne provedores, designers, empresários e muito mais para colaborar e compartilhar informações que possam ajudar a estimular a mudança na experiência de entrega de saúde.

 

Outro exemplo de inovação dentro de hospitais é o Sutter Health Design & Innovation, localizado em Sacramento, na Califórnia.

Nesse hospital, a administração entendeu que o grande diferencial deve ser a questão humana, antes mesmo da tecnologia, criando uma área focada em humanização e holística, direcionando o hospital para entregas simples, engajantes e humanas.

Mayo

Aproveitando a empatia, a análise e a criatividade para desenvolver novas soluções de entrega de cuidados de saúde, a equipe de inovação engloba designers de serviços e usuários, bem como cientistas de dados e desenvolvedores de software.

A equipe Sutter Health Design & Innovation criou o aplicativo JointCare, projetado para auxiliar os pacientes com preparação e recuperação total de joelho, oferecendo ferramentas como regimes de exercícios e rastreamento de progresso. A equipe de inovação também lançou uma conversa on-line sobre como aprimorar a experiência de fim de vida, reunindo mais de 300 idéias de indivíduos em 90 países.

(fonte: http://bit.ly/2yK6cpv)

A Realidade do Brasil

O intra empreendimento em hospitais é frequente fora do Brasil. Ao olharmos para o nosso país, vemos iniciativas e projetos sólidos já em andamento, mas ainda existe uma escassez enorme de iniciativas concretas, que entendam que o hospital precisa de união no momento de redefinir processos e serviços.

Muitas iniciativas são pouco embasadas, acarretando gasto e desperdício de tempo. Outras, são focadas em setores de maior receita no hospital, dificultando o compromisso dos colaboradores que transitam em diferentes setores. Algumas iniciativas visam implementar soluções de startups, porém poucas vezes essas soluções estão completas ou possuem validação científica.

Entender como os hospitais norte-americanos vem trabalhando a inovação e o design thinking pode auxiliar o Brasil em sua trajetória de renovação do setor, desmistificando o conservadorismo que permeia o setor da saúde no Brasil.

 

Empreendedorismo e Inovação em Saúde! Participe!

O curso de Empreendedorismo e Inovação em Saúde será um marco para os participantes. Abordaremos as questões acima, mas também os avanços da saúde digital, empreendedorismo como referência e inspiração, prototipagem e outros tópicos que você pode conferir AQUI!

PARTICIPE!

Captura de Tela 2017-10-18 às 12.34.01

 

Obrigado,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co

 

 

 

1 Resposta

Os comentários estão encerrados.