Johnson&Johnson, parabéns pelos 5 anos de JLabs!

Para mim, uma das iniciativas mais incríveis de inovação aberta, que estão em franco desenvolvimento são os JLabs da Johnson&Johnson (J&J), que ontem dia 17/10, completaram 5 anos de existência.

Os JLabs, são espaços de co-working para startups de biotecnologia, possuindo estrutura compartilhada de laboratórios, sendo que cada startup tem que ser aprovada e paga um pequeno fee mensal, contratando mais recursos utilizados, à medida que for necessário.

Somente este ano, já tive a oportunidade única de visitar três  JLabs, um em Toronto, no MARS, o maior HUB de Inovação em Saúde do mundo, e outros dois em San Francisco, durante o HealthcareTrek 2017.

O JLabs não só é um co-working para startups de biotecnologia, com as quais a J&J não possui qualquer vínculo formal, como serve como espaço para eventos, encontros com investidores e promoção e fortalecimento da comunidade de empreendedores e investidores em biotecnologia.

Durante nossa última visita ao JLabs de San Francisco, participamos de um evento em que a Novo Ventures, fundo de investimento da Fundação Novo Nordisk, se apresentou e explicou sua estratégia para investir anualmente USD 350 milhões, de USD 30-35 bilhões de ativos sob gestão. Sem dúvida alguma, um investidor de longo prazo, com foco em América do Norte e Europa.

IMG_2710

Foto: HealthcareTrek no JLabs San Francisco

Captura de Tela 2017-10-17 às 17.37.45

Foto: 5 anos de JLabs

Tendo iniciado de forma tímida, hoje os JLabs se espalham ao redor da América do Norte e novas unidades tem sido abertas anualmente,

Captura de Tela 2017-10-17 às 17.37.29

Fonte: JLabs

Mais de 300 empresas já passaram pelo JLabs nestes cinco anos, sendo que destas a J&J fez negócios com 71  delas, um número impressionante.

Captura de Tela 2017-10-17 às 17.39.46

Fonte: JLabs

As startups do JLabs já conseguiram mais de USD 9.4 bilhões de dólares em capital, através de financiamentos e relacionamentos estratégicos, um número absolutamente impressionante.

Mais de 98 eventos com investidores já ocorreram nos JLabs e mais de 1,260 conversas entre investidores e startups já foram facilitadas. Além disso, mais ide 848 eventos já foram realizados, com mais de 57,000 participantes, em 30 cidades diferentes ao redor do mundo.

Por tudo que o JLabs já realizou e por tudo que vai realizar desejamos um Feliz Aniversário, à esta iniciativa absolutamente incrível, consistente e que tem crescido anualmente.

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)

1 Resposta

Os comentários estão encerrados.