Curso de Finanças Pessoais e Investimentos: 5 dicas INDISPENSÁVEIS para uma boa Administração de Consultórios!

Uma das maiores dúvidas que os médicos tem é com relação à gestão de um consultório particular.

São inúmeros processos envolvidos e o sucesso do empreendimento está diretamente relacionado com a habilidade e conhecimento do médico quanto a gestão de sua empresa.

Muitos médicos que tem consultório não tem a visão ampla que ele é um administrador de uma empresa, e precisa ver o processo de maneira global.

  1. Planejamento estratégico

Dentre as matrizes de planejamento estratégico, destacamos a 5W2H. Essa é uma poderosa ferramenta que pode alavancar os processos gerenciais e dá um acompanhamento de prazos, responsáveis pela execução de tarefas e custos.

A matriz 5W2H é uma ferramenta que busca responder 7 perguntas em inglês – 5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?).

Uma planilha em Excel pode ser gerada com esses alvos e ser preenchida pela equipe, de forma a possibilitar o acompanhamento de diversos processos.

consultório

  1. Marketing

O marketing é essencial. Aquilo que não é visto, não é lembrado! A clínica ou médico devem estar atentos à questão do marketing, em especial ao marketing digital.

Ter uma lista de e-mails hoje em dia é essencial, não apenas para disparar newsletter, mas para programar lançamentos de produtos em e-commerce.

Mas atenção com relação às normas do CFM relacionados ao marketing médico!

  1. Relacionamento interno

Uma potencial ferramenta para melhorar o relacionamento interno de sua equipe é a realização da Pesquisa de Clima Organizacional.  Segundo o site da Endeavor, “O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia: clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio.”

É muito importante essa visão do consultório como uma organização e a valorização dos funcionários e elevação do status de relacionamento a um patamar de confiança.

Para saber mais, dê uma olhada no vídeo abaixo, que vai esclarecer muito sobre esse tema.

  1. Relacionamento com os clientes

Como mensurar a satisfação dos seus clientes? Tive contato em uma visita a um grande hospital de Belo Horizonte (MG) e percebi que eles utilizavam os serviços de uma startup mineira chamada TrackSale. Tive o prazer de conhecer o CEO da empresa, Tomás Duarte, que elucidou os princípios de um negócio baseado na experiência de excelência dos clientes, tendo estes como o foco total da atenção de todo modelo.

Tenha sempre em mente que o protagonista é o cliente, e que a opinião mais valiosa compete a ele.

  1. Planejamento econômico-financeiro

Por último, e não menos importante, temos um modelo de negócios chamado Canvas! O canvas é uma ferramenta intuitiva para a modelagem rápida e eficaz de um determinado negócio, no seu caso, o consultório.

Basicamente, pode ser feito em uma folha de ofício, quando desenhamos dois “H” paralelos e uma linha horizontal dividida ao meio embaixo. Ficou complicado? Dê uma olhada na figura e verá que é bem mais simples que parece.

Nesse modelo, temos os focos em relacionamento com clientes, fornecedores, propostas de valor, geradores de lucros e despesas, como uma visão global de todo o negócio.

consultório

Como aprender mais?

Com o intuito de auxiliar os profissionais da saúde, a Saúde+Ação junto com o Health Innova Hub, estão promovendo o curso de Finanças Pessoais e Investimento para Profissionais de Saúde, que acontecerá em São Paulo no dia 21/10.

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI

O objetivo do curso é ensinar os participantes a cuidarem de suas finanças pessoais e também a construírem e multiplicarem sua riqueza por meio de investimentos.

Dr. Francinaldo Gomes (Neurocirurgião e Mestre em Neurociências),  autor dos Livros Bolsa Valores para Médicos (Editora DOC, 2012) e Finanças no Consultório: Como Maximizar os Resultados (Editora DOC, 2017) é um dos destaques em Finanças Pessoais na área da Saúde do país, e transmitirá  no curso todo o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos.

NÃO PERCA! CLIQUE AQUI

Obrigado,

Bruno Jhônatan Costa Lima

Ouro Preto, MG.