Como incubadoras de Life Sciences, como a QB3@953 e JLabs, apóiam startups de biotech ?

Esta semana o CUBO, HUB de inovação liderado pelo Itaú e Red Point Ventures, completou dois anos em São Paulo. Entre todas as startups residentes em sua estrutura, a única startup de saúde é até o momento a startup CUCO Health. Esta situação porém deve mudar com o anúncio do DASA, como patrocinador no novo espaço do CUBO, que será  quatro vezes maior.

Mas, e se estes HUBS de Inovação, além de espaços de escritório e eventos, tivessem também laboratórios. Seria isto uma utopia ? Absolutamente não ! E é exatamente isso que está acontecendo em muitos locais do mundo, em especial na América do Norte e Europa.

Atualmente, as empresas de ciências da vida, ou Life Sciences, não tem que mostar um laboratório do zero para lançar sua startup, eles podem simplesmente usufruir a estrutura já existente num laboratório compartilhado, sendo que o JLAbs da Johnson&Johnson foi o pioneiro neste tipo de estrutura.

JLabs Laboratório

Foto: Laboratório compartilhado no JLabs

A startup paga uma taxa acessível para acessar a estrutura do JLabs, que com isso atrai excelentes startups e só estabelece relacionamento comercial com as mulheres; uma troca que gera valor para ambas as partes.

Atualmente, os JLabs têm se expandido por todo o mundo e têm se revelado como uma estratégia de sucesso para garantir o futuro da companhia..

JLabs Toronto

Foto: Área social do JLabs Toronto

A startup brasileira OneSkin, atualmente se encontra no QB3@953, é uma aceleradora de empresas de Life Sciences, ajudando cientistas a alavancarem suas idéias, provendo um espaço e serviços de alta qualidade, dentro de uma comunidade altamente empreendedora.

E isso faz toda a diferença, porquê infelizmente são pouquíssimos cientistas que conseguem fazer a transição da vida acadêmica para a vida de empreendedores pouquíssimos empreendedores no Brasil têm PhD e menos ainda pós-doutorado.

O que o QB3@953 oferece ?

A incubadora reduz o custo de lançar uma startup de biotech, disponibilizando recursos de alto custo em quantidades pequenas. Assim, as startups têm exatamente o que elas precisam, quando elas precisam. As startups podem alugar uma bancada por vez e expandir conforme a necessidade. O objetivo da QB3@953 é ajudar os empreendedores a ter sucesso, levando em consideração a importância da captação de recursos neste processo.

Enquanto o perfil de empreendedor do Marck Zuckerberg, fundador do Facebook, pode ser atrativo para muitos, é fundamental que geremos negócios através de soluções de altíssimo valor agregado e isso passa necessariamente por ter espaços como o QB3@953 e JLabs no Brasil. Porquê ciências da vida é uma área de altíssima tecnologia e uma das áreas mais importantes de investimento de venture capital nos países desenvolvidos.

 

QB3@953 2 image

Foto: Laboratório no QB3@953

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)