Healthcare Trek 2017: A Mudança de Mindset Causada pela Telemedicina!

 

Duas décadas atrás, poucas pessoas aceitavam a ideia de que a livraria online Amazon iria prejudicar a rentabilidade e a sobrevivência das lojas físicas.

Agora, as plataformas de telemedicina estão preparadas para criar o mesmo tipo de ruptura dramática na prestação de serviços de saúde. A verdade é que cada vez mais os executivos de saúde estão em negação. Muitos líderes da indústria de cuidados de saúde acreditam firmemente que os benefícios de sua presença física proporcionará uma redoma permanente contra a concorrência originária do domínio digital.

Infelizmente, estão enganados.

 

telemedicina
Utilização técnica de telemedicina

A Eminente Transformação

Os executivos dos sistemas de saúde, bem como os médicos em uma variedade de especialidades, ignoram a próxima transformação. A lição mais importante das últimas duas décadas é que uma presença física é, em última instância, uma barreira fraca para a concorrência virtual.

A transformação já é realidade nos órgãos públicos americanos.

Os gastos de telemedicina do Medicare (Programa federal norte-americano de seguro de saúde) subiram 28%, atingindo um total de quase U$ 30 milhões em 2016, um grande aumento para o financiamento da agência em tecnologia. O reembolso do programa do governo para a modalidade cresceu quase dois terços desde 2014.

 

O Mindset dos Investidores

A empresa de investimentos de Palo Alto, Venrock, no semestre passado, pesquisou quase 300 investidores, empregadores e seguradoras em suas perspectivas de startups de saúde este ano. Os investidores foram perguntados sobre quais empresas eles iriam financiar em uma lista de 10, sendo que sete delas estão sediadas na região do Vale do Silício.

 

telemedicina
Pesquisa realizada pela Venrock

 

Os investidores estavam especialmente interessados ​​nessas startups devido às crescentes tendências em análise de dados e telemedicina, com 73% afirmando que verão crescimento rápido em ambos os setores nos próximos 12 meses, de acordo com a pesquisa.

Na pesquisa, 42% dos investidores disseram que iriam investir no Doctor on Demand, uma empresa de telemedicina com base em San Francisco com quase U$ 87 milhões em financiamento. O impulso vem através de empresas de saúde digitais que arrecadaram mais dinheiro no ano passado, apoiadas por centenas de clientes corporativos e em parceria com seguradoras como a Humana e a United Health Care.

Outros 37% dos investidores mostraram interesse em investir no One Medical Group, um grupo de atendimento primário de rápido crescimento com mais de 50 escritórios nos EUA. O grupo disse que no mês passado expandirá para Seattle e terá mais locais no caminho.

A companhia de seguro de saúde da cidade de Nova York, Oscar, oferece opções gratuitas de telemedicina e recompensa os pacientes por caminhar. É, de longe, o melhor financiado na lista com mais de U$ 720 milhões levantados, mas 7% dos investidores pesquisados ​​mostraram interesse em financiá-lo.

 

telemedicina

As Vantagens na Vida de Médicos e Pacientes

O contato com médicos dos principais centros de saúde do país certamente auxilia pacientes com os mais diversos problemas na solução e na melhora de suas vidas. Porém, esse não é o único fator que impulsiona a telemedicina mundo afora.

A telemedicina oferece abordagens centradas no paciente, como a melhora da pontualidade dos cuidados. Isso é fundamental para cuidados de qualidade com o paciente, já que eles podem abordar rapidamente os problemas de saúde com consultas de atendimento urgente em tempo real e saber sobre as opções de tratamento em poucos minutos.

Outro fator importante é o custo. Com uma abordagem remota, o custo se torna extremamente menor, para o centro de saúde, órgão público e para o paciente, ao levarmos em conta deslocamento, consultas, exames e outros encargos que consultas físicas acarretam.

O monitoramento remoto auxilia na gestão de doenças crônicas, por exemplo, se tornando muito mais eficiente e com um custo reduzido, auxiliando o sistema de saúde como um todo.

Com a telemedicina, as clínicas não precisam investir em espaços ou novos equipamentos. Os serviços oferecidos e a cobertura podem ser fornecidos com um custo menor, sem sacrificar a qualidade dos cuidados.

No Brasil, o hospital na cidade de Floriano no Piauí atende pelo SUS, e está conectado ao Albert Einstein, um dos mais conceituados de São Paulo, a uma distância de 2.500 quilômetros.

A parceria, que começou há 4 meses, apresentou um resultado expressivo. O número de mortes no hospital de Floriano caiu pela metade, de 23 para 11 por mês.

Como relata Carolina Keiko Honda, médica intensivista do Hospital Albert Einstein: “Com a tele medicina a gente pode se teletransportar de certa forma, e está lá diariamente do lado da equipe que está lá, cuidando”.

healthcaretrak_semfiltro

MISSÃO DE SAÚDE AO VALE DO SILÍCIO 

Healthcare Trek 2017 é uma missão ao coração da transformação digital em saúde no Vale do Silício, que irá levar um grupo de transformadores em saúde para conhecer e interagir com os fundadores das startups digitais de saúde, que estão transformando o setor. Participaremos da Conferência Health 2.0, a maior Conferência de Startups em Saúde Digital do Mundo e teremos conversas transformadores com incríveis líderes em saúde de organizações como Stanford Biodesign, Startup HealthStackLivongo.

Participe!

 

Atenciosamente,

Felipe Ricci
HIHub Leader Development Program
felipe.ricci@hihub.co