Healthcare Trek 2017: Como o Engajamento Digital de Pacientes está Transformando a Saúde!

Engajar o paciente, melhorar sua qualidade de vida e incentivar novos hábitos são temas em pauta há anos no setor da saúde. Melhorar esses aspectos auxilia empresas, governo e a população na redução de gastos, redução de filas de espera e na melhoria dos sistemas de saúde no geral.

Identificando esses pontos, várias startups tem trabalhado para aumentar o engajamento de usuários, com incentivos econômicos e sociais, por exemplo.

 

Game

 

Os problemas da rotina

Em estudos sobre a rotina e cotidiano de pacientes com doenças crônicas ou problemas de saúde, é possível observar que uma das maiores dificuldades para adesão ou permanência em programas de saúde e qualidade de vida, notadamente para pessoas que trabalham ou trabalham e estudam, é a falta de tempo.

A rotina diária para administrar atividades pessoais, de trabalho, familiar, de estudos, entre outras, é um grande desafio que, consequentemente compromete o próprio cuidado com a saúde.

 

As soluções tecnológicas

É importante salientar que, a inovação e tecnologias voltadas ao cuidado da saúde e qualidade de vida são muito importantes e de extrema relevância para auxiliar no cuidado e melhor condição de saúde individual e populacional, mas também faz-se necessário ressaltar que a adesão ou participação do gerenciamento e cuidado com a própria saúde não depende exclusivamente de mudanças de comportamentos individuais, mas em alguns casos também de mudanças a nível organizacional.

 

Engajamento

 

O auxilio na prevenção

Engajar a população pode auxiliar na prevenção de doenças, diminuindo diversos custos privados e governamentais, além de custos do próprio paciente. Prevenção é um dos fatores mais relevantes em relação à saúde populacional, isso pois uma população com uma idade avançada e sem acompanhamento prévio de sua saúde pode acarretar graves problemas na economia do país.

Incluir um auxilio preventivo é fundamental para mantermos a população saudável e ativa por mais tempo, aumentando a qualidade de vida e impulsionando a economia do país.

 

A alternativa das empresas

Muitas empresas/instituições estão implementando ou aprimorando programas direcionados ao bem estar e qualidade de vida de sua equipe, mas na maioria dos programas, o individuo não tem controle da organização ou conteúdo do trabalho que podem ser fatores de adoecimento ou agravamento de problemas de saúde.

Uma visão integral de saúde (física, emocional, ocupacional), incluindo, o tipo, formas, conteúdo e organização do trabalho, rotina diária e o conhecimento que as pessoas tem sobre sua saúde, podem auxiliar no engajamento de pacientes.

 

Na Healthcare Trek 2017, missão de saúde ao Vale do Silício, iremos visitar startups que auxiliam os funcionários de empresas a serem mais ativos e se relacionarem por meio desse engajamento na saúde e qualidade de vida.

Paticipe!

 

HealthcareTrek_SocialMedia_1200x1200_04

 

Andréa Luz

Psicóloga

Mestre e Doutora em Ciências

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo