As 5 razões para investir em startups de saúde!

Em anos recentes, o termo startup tem dominado a mídia brasileira, startups iFood, 99taxis, Contabilizei,Nubank,Mastertech, entre outras fazem parte de um novo ecossistema de alta velocidade de crescimento, aportes milionários e disrupção em mercados até então bastante tradicionais.

Vídeo: As 5 razões para investir em startups de saúde

As 5 razões para investir em startups de saúde:

1.)  Na área da saúde, nos Estados Unidos, desde 2010, o investimento em startups de saúde digitais têm crescido anualmente, passando de USD 4 bilhões, em 2014, 2015 e 2016, sendo que mais de USD 16 bilhões, já foram investidos em startups de saúde digital, nos Estados Unidos, desde 2011.

Estes investimentos produziram empresas de grande sucesso como Athena Health, Castlight Health, Omada Health, entre outras, mas também produziu startups que não deram certo como Theranos e Jawbone.

Em 2016, 296 startup digitais de saúde receberam investimento nos Estados Unidos e o valor médio de cada aporte foi de USD 13.8 milhões de dólares.

Screen Shot 2017-07-18 at 10.58.47 AM

2.) Na área da saúde do Brasil, o que temos ?  Estima-se que o Brasil tenha menos de mil startups de saúde, sendo que a grande maioria seriam startups de saúde digitais. Em termos de funding, de 2010 a 2017, o investimento total neste setor foi inferior a USD 10 milhões de dólares, um número 1.000 vezes menor do no mercado norte americano, um número que indica o tamanho da oportunidade de investimento neste setor no Brasil.

3.) Até hoje, no Brasil, os principais negócios já realizados, foram :

  1. Investimento pela Intel Capital no Portal Minha Vida (Vendido em 2017)
  2. Investimento de USD 3 milhões recebido pela Startup Vitta em 2016, por grupo de investidores
  3. Investimento de R$3 milhões na Hippo Drs. pela Kick Ventures e outros investidores

Sabe de outros investimentos? Mande para nós!

4.) Já nos Estados Unidos, os principais investidores estão investindo ativamente no mercado de saúde e o portfólio está trazendo soluções muito interessantes para o setor.

MostActive Digital Health Investors

Como exemplo, a PillPack é uma startup que dispensa medicamentos, através de uma embalagem, em que os comprimidos já vem separados juntos por horário. Uma solução simples, mas que faz todo o sentido num país como o Brasil, em que 40% da população já tem uma doença crônica.

Já a startup Oscar, está repensando completamente como deve ser o plano de saúde, criando o plano de saúde digital e incentivando seus usuários a ter comportamentos saudáveis.

5)  A transformação digital na saúde está apenas começando no Brasil e as startups serão partes fundamentais deste fenômeno. Novos negócios em saúde surgirão baseados completamente no digital e as empresas tradicionais terão que contratar e co-desenvolver soluções com startups de saúde, a fim de criarem as soluções que o mercado demanda.

Um ótimo exemplo deste co-desenvolvimento é a startup Laura, que após o piloto bem-sucedido no Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba, ampliou sua atuação, iniciando projetos com hospitais de todo o Brasil.

Por último, representando cerca de 10% do PIB, a saúde brasileira necessita de soluções inovadoras para enfrentar os desafios que enfrenta tanto no setor público, quanto privada. Com reajustes no sistema de saúde suplementar superiores a 20% ao ano, o sistema suplementar se tornará insustentável no médio prazo e a saúde pública, já não consegue dar acesso para dar acesso à maior parte da população.

Neste sentido, o Health Innova HUB/Berrini Ventures, juntamente com a Bossa Nova Investimentos irá investir nas startups de saúde mais promissoras do Brasil, a fim de buscar soluções para os desafios expostos acima.

Investidor? Saiba mais sobre startups de saúde:

CLIQUE AQUI

Participe da  transformação digital em saúde!  Venha conosco para o Vale do Silício para o HealthcareTrek 2017:”Feel the Future”

HealthcareTrek 2017 Health Innova HUB

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO  Health Innova HUB/Berrini Ventures

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)

1 Resposta

Os comentários estão encerrados.