Entrevista: Como transformar a Saúde através da Inovação? Hivelab São Paulo

A Hivelab São Paulo é um polo de inovação que promove a reflexão e provoca a comunidade em relação ao Service Thinking.

Com uma comunidade global, a Hivelab São Paulo foi fundada em 2012 com o intuito de levar conhecimento inovador para os mais diversos públicos, com uma metodologia dinâmica e prática, aonde o resultado é medido com base em aplicações em um projeto real.

Screen Shot 2017-07-12 at 12.02.00 PM

No próximo dia 20/07, às 19:45, faremos um Meetup: Health Innova Hub + Hivelab São Paulo, com o tema “Mudando o Sistema de Saúde!”

Se inscreva AQUI para participar!

Discutiremos as alternativas e faremos uma introdução sobre nosso próximo Trek: Saúde Populacional Disrupt!

brunno.png

Em um breve bate-papo com o Brunno Barranco, que é diretor da Hivelab São Paulo, ele explicou o papel deles nesse momento de virada do empreendedorismo.

 

1- Qual o foco da Hivelab São Paulo no setor de empreendedorismo?

Nosso papel é mostrar que a Inovação acontece quando você cria uma solução que seja viável tecnicamente, interessante para a empresa e tenha valor percebido pelo usuário.

E é claro, fazer isso em um curto período de tempo, trazendo resultados concretos para o negócio.

Menos papo e muita mão na massa, fazendo acontecer! #MakersRevolution

2- Como vocês auxiliam na profissionalização do ecossistema?

Oferecemos programas desenhados para executivos e empreendedores aprenderem a criar soluções inovadoras.

Respiramos o mundo das startups e das empresas mais disruptivas, já que nossa sede fica em São Francisco (Vale do Silício), e trazemos esse modelo de pensamento para nossos alunos.

 

3- Qual a importância em ser global?

Estamos estruturados como uma comunidade global para garantir que o conhecimento flua de maneira rápida, exponencial e atualizado em tempo real.

Trazemos o melhor conteúdo sobre Inovação e Empreendedorismo de maneira rápida e validado pela nossa comunidade global.

4- Quais as dificuldade específicas do Brasil na implementação da Hivelab São Paulo?

Vejo claramente dois pontos que influenciam nesse aspecto: o próprio ecossistema empreendedor e o real conhecimento das pessoas sobre o assunto de Inovação.

Antes de mais nada temos que observar que o ecossistema empreendedor no Brasil ainda está se formando e não tem uma sinergia tão dinâmica e ativa como em outros mercados do mundo.

São poucos os executivos e empreendedores brasileiros que percebem que para um futuro auto-sustentável os negócios precisam aprender a trabalhar em conjunto, criando uma sinergia em que todos precisam ganhar e evoluir.

Outro ponto importante é observar que de fato poucas pessoas buscaram estudar e se capacitar em Inovação. O que significa que temos que desbravar um território em que muitos dizem conhecer, mas poucos de fato sabem do que se trata e principalmente sabem aplicar em suas realidades.

5- Como vocês enxergam o setor da saúde e como vocês acreditam que podem agregar valor ao setor?

Filas intermináveis em todos os pontos de atendimento, problemas de distribuição inteligente de suprimentos, lucratividade das instituições cada vez mais em risco, estes e outros fatos nos mostram que A maioria dos sistemas de saúde do mundo estão à beira de um colapso.
 O modelo que foi criado no período da primeira Revolução Industrial não se sustenta mais em nossas atuais dinâmicas sócio-econômicas.
Precisamos criar novos modelos que atendam às necessidades da população e que consigam se sustentar sozinhos.
A Hivelab São Paulo ajuda empresas, organizações, governos e empreendedores na área da Saúde à criarem soluções inovadoras, co-criadondo com o usuário algo que de fato tenha valor.

6- Quais as metas para os próximos meses?

Muita coisa acontece na Hivelab São Paulo nos próximos meses.

Todas as quintas-feiras, em nosso laboratório, oferecemos nossos Campfires, que são palestras gratuitas com temas diversos sobre Inovação, Negócios e assuntos relacionados.

Em setembro se inicia a próxima turma de Programa de Inovação e Empreendedorismo, aberto para o público em geral. As melhores soluções podem ser escolhidas para levarmos à São Francisco para participar de rodadas de acelerações e encontros com fundos de investimentos.

Vocês podem conhecer um pouco mais sobre a Hivelab São Paulo assistindo ESSE VÍDEO.

Capa Health Innova HUB Centro

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co