2 week: Saúde Populacional DISRUPT: Um rumo insustentável!

Diário de bordo:

Estamos na segunda semana do TREK Saúde Populacional DISRUPT,  Um tema como gestão da saúde populacional que deveria ser simples para quem fez graduação, residência e pós-graduação em gestão da saúde, se revela como algo extremamente complexo e sem uma solução simples.

Vídeo: Desafios da gestão da saúde populacional por Fernando Cembranelli

Esta jornada começou com a percepção de que os aumentos ocorridos nesta semana, na casa de 20% ou mais são absolutamente insustentáveis para o setor e para a população, caso os reajustes de 20% anuais se mantenham nos próximos 10 anos, o valor do plano de saúde será 6x maior e a tendência atual de perda de usuários de plano de saúde não será uma exceção, mas uma tendência.

Ao mesmo tempo, a saúde suplementar é um setor que nos últimos anos vem operando com margens extremamente baixas, inferiores a 5% na grande maioria dos casos e com custos crescentes anos após ano.

Nesta semana participei de um excelente evento na UNIDAS, e o objetivo era discutir o “feijão com arroz”, ou medidas básicas que podem gerar grande economia para as operadoras e maior sustentabilidade do setor, mas muitas vezes ainda não são implantadas.

Neste cenário, sem dúvida alguma as startups têm seu setor, mas o cenário como um todo exige que repensemos o setor e busquemos modelos sustentáveis no longo prazo.

Se este ano, o pior parece ter ficado para trás, olhando para frente, o cenário é uma tormenta e caberá a empreendedores, inovadores, executivos e formuladores de políticas desenharem novas alternativas sustentáveis para o setor.

Esta é uma oportunidade ENORME para empreendedores, que NÃO devem ficar olhando somente para aplicativos de consulta a preços acessíveis ou clínicas populares, apesar do valor e da importância destas iniciativas.

Acompanhe as próximas entrevistas AO VIVO (You Tube), que faremos semanalmente sobre este tema: CLIQUE AQUI

  • Segunda-feira, 18 hs (10/7): Ney Paranaguá e Adalton Sena, UNIPLAM: As lições de uma operadora de saúde com foco no digital
  • Terça-feira, 18 hs (10/7): Alberto Ogata, ex-presidente ABQV

Saiba mais sobre o  TREK Saúde Populacional DISRUPT, e acompanhe esta jornada!

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB/Berrini Ventures

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)