Uma nova alternativa para Pacientes Crônicos!

Pesquisadores e médicos finalmente encontraram um meio da tecnologia melhorar a vida de pacientes crônicos.

Auxiliá-los a se cuidarem melhor é a meta há anos, mas barreiras sempre foram encontradas, pelo próprio problema da rotina e do tédio dos tratamentos e dos cuidados exigidos.

digital-health1

Dados norte-americanos destacam que metade dos adultos sofrem de uma ou mais doença crônica, o que resulta em 7 mortes a cada 10 adultos relatados com alguma doença crônica. Em relação aos custos, o gasto com doenças crônicas é de mais de 80% do total de gastos em cuidados com a saúde no norte-americanos.

A alternativa que vem sendo debatida ao longo dos anos é a prevenção dos casos. O que impede tal ação é a alta demanda dos médicos, o que impossibilita a mudança na abordagem dos casos.

Os apps de corrida, de exercício e tantos outros que se destacam por auxiliar o usuário a melhorar seus hábitos, infelizmente não se integram com o médico ou hospital ou qualquer outro profissional de saúde. Essa integração facilitaria o tratamento em alguns casos e diminuiria os custos em vários setores.

Entretanto, alguns estudos mostram que estão surgindo tecnologias que integram monitoramento remoto, comportamento do paciente e intervenção personalizada guiada pelos próprios médicos.

digital-care

Essas tecnologias podem diminuir drasticamente os custos relacionados ao tratamento desses pacientes, além de aumentar o engajamento dos pacientes ao tratamento.

Nos EUA, hospitais e centros de saúde estão adotando essas tecnologias que podem ser integradas a smartphones, wearables e outros tipos de sensores.

Essas alternativas empoderam o paciente, dando a eles a confiança de estarem sob cuidados a todo momento. Essa tecnologia melhora também a questão do cuidado contínuo, já que ao analisar os dados extraídos da rotina do paciente, o profissional da saúde responsável pode ser mais assertivo e sugerir tratamento personalizado.

Esse monitoramento contínuo demonstra ao paciente a necessidade de manter atenção sobre a sua saúde, o que aumenta o engajamento e melhora a relação com o médico, já que o cuidado personalizado mostra que ele está recebendo suporte de uma forma única e extremamente vantajosa para sua qualidade de vida.

 

Quais soluções já estamos vendo que se assemelham as ferramentas descritas?

Comente abaixo!

 

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co