Clínica do Amanhã 2017: A importância da saúde financeira do consultório!

Ao perceberem a necessidade de orientar financeiramente colegas da área da saúde, Dr. Francinaldo Gomes e Dr. Alexandre Rosa, junto com Dr. Romeu Fadul Jr., criaram a Saúde+Ação: Educação e Planejamento Financeiro, empresa que atualmente promove cursos de finanças médicas, tanto na área pessoal quanto profissional, auxiliando no planejamento a curto, médio e longo prazo.

Profissionais e consultórios recorrem aos cursos e plataformas da Saúde+Ação com a finalidade de se atualizarem e encontrarem conteúdo detalhado sobre os mais variados temas de finanças.

Focando em finanças médicas e produtividade, Dr. Francinaldo e Dr. Alexandre farão um painel excepcional, debatendo sobre novas ferramentas e meios de gestão eficiente para os mais diversos públicos da área da saúde.

Dr. Francinaldo e Dr. Alexandre serão painelistas do painel Finanças Médicas e Produtividade do Evento: Clínica do Amanhã 2017, que acontecerá no dia 23/6, no CUBO, em São Paulo.

Clinica_do_Amanha_01

1- Quais são os principais desafios para quem quer ter um consultório próprio? 

Para ter um consultório lucrativo o médico precisa pensar e agir como empresário. Além disso, o médico tem que entender que, apenas o conhecimento técnico não é mais suficiente para garantir o seu sucesso e o sucesso de seu consultório. O médico precisa entender de finanças, marketing e gestão.

Algumas dicas:

  1. Fazer um bom plano de negócios e avaliar a viabilidade do consultório antes de montá-lo.
  2. A gestão de gastos deve ser rigorosa.
  3. Ter um adequado planejamento tributário.
  4. Avaliar constantemente a eficiência da gestão financeira.
  5. Treinar adequadamente os funcionários.

2- O que evitar para que o consultório se destaque?

O médico conclui sua formação técnica sem nenhum conhecimento de finanças e gestão. E assume o investimento de maior risco existente no mercado que é a criação e manutenção de um negócio próprio (consultório). Por conta disso, acabam ocorrendo erros que impactam negativamente no desempenho do consultório. Tais erros precisam ser evitados. Dentre eles, destacam-se

  1. Misturar as contas pessoais com as do consultórios.
  2. Deixar a gestão financeira nas mãos de terceiros.
  3. Não esperar o período de payback para poder viver do consultório.
  4. Não saber precificar corretamente os serviços prestados.
  5. Achar que a busca por lucro corrompe a atividade médica.

3- Como ter sucesso no consultório a longo prazo?

O consultório é uma empresa e precisa ser gerido como tal. Apenas a qualificação técnica já não é mais suficiente para garantir o sucesso. É preciso conhecer finanças, gestão e marketing. A combinação de conhecimento, planejamento e dedicação são os ingredientes para o sucesso do médico e de seu consultório.

4- Como atrair a clientela necessária para o consultório?

Na área da saúde, muitos hospitais, consultórios, clínicas, laboratórios e mesmo os próprios profissionais são indistinguíveis. Tanto faz para o cliente ser atendido no consultório A ou B, ou marcar consulta com um ou outro médico. Grande parte dos médicos deixa-se levar pelo mercado.

Eles, na verdade, não estão escolhendo, mas sim estão sendo escolhidos. Agindo assim não há como se diferenciar da concorrência. Uma das maneiras mais eficientes de atrair e manter a clientela é trabalhar com inovação de valor, isto é, deixar de fazer o que todos fazem e passar a fazer de forma diferente. Um bom plano de marketing, treinamento adequado de pessoal e serviços de excelência são essenciais.

5- Como a Saúde+Ação auxilia nessa jornada?

A Saúde mais Ação: Educação e Consultoria Financeira é uma empresa criada por médicos para auxiliar os profissionais da saúde a conquistarem e manterem sua saúde financeira e a saúde financeira de seus consultórios.

Nosso foco é cuidar da saúde financeira daqueles que cuidam da saúde das pessoas. Fornecemos conteúdo, ferramentas, cursos, palestras, consultoria, fórum de discussão e assessoria para profissionais da saúde para que possam conquistar e manter o sucesso em sua vida e em sua carreira.

 

S+A

Atenciosamente,

 

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co