Informações do Cartão Nacional de Saúde vazaram na internet.

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (27/03) que houve um vazamento de  informações importantes de cidadãos brasileiros. De acordo com o Ministério, o ocorrido não teve relação com hackers, mas sim com o uso indevido de login e senha de um servidor com acesso aos dados.

Teoricamente, todos os brasileiros com vinculo na Receita Federal possuem o Cartão Nacional de Saúde, já que ele tem relação com os dados da Receita, e não apenas com o uso do SUS. Os dados vazados foram nome, endereço, filiação e CPF, todos vinculados à Receita Federal.

Segundo o Ministério, os dados podem ter sido vazados por algum gestor de servidor municipal, estadual ou federal. O login e senha que foram utilizados para acessar e divulgar os dados dos brasileiros já foram encaminhados à Polícia Federal para maior averiguação.

Vazamento Cartão Nacional de Saúde

A imagem acima mostra a interação que era possível durante a divulgação dos dados. Na página era possível consultar os dados dos cidadão através do CNS, CPF ou nome.

O site com os dados vazados já foi retirado do ar, mas é importante ressaltar que não se sabe por quanto tempo o site divulgou os dados de forma irregular, nem quantas pessoas tiveram acesso a esses dados.

Atenciosamente,

Felipe Ricci

HIHub Leader Development Program

felipe.ricci@hihub.co