Primeiro evento no Brasil para médicos sobre a Medicina Canabinóide teve lançamento de Hub de Inovação e Pesquisa sobre Pesquisa Canabinóide!

Na terça-feira, 28 de Março, às 19 horas, ocorrereu primeiro evento educacional para médicos do Brasil  para discutir os benefícios do canabidiol e Medicina Canabinóide, bem como os cuidados necessários no seu manejo. O evento, realizado pelo The Prana Group, é  uma iniciativa que auxilia na educação e no acesso à cannabis medicinal em países do mundo – o primeiro encontro nacional de medicina canabinóide terá como objetivo reunir especialistas de diversas áreas da medicina para debater os desafios e os avanços no uso desta medicação no Brasil.

Também será lançado o primeiro hub de pesquisa e inovação sobre medicina canabinóide que reunirá uma equipe multiprofissional formada por brasileiros e norte-americanos, onde o primeiro projeto é Educação Médica sobreMedicina Canabinóide em Realidade Virtual.

Vídeo: Documentário (em inglês) sobre o uso de Cannabis na medicina

O evento que ocorrerá num hospital público em São Paulo, teve início  com a palestrante médica, integrante da Sociedade Internacional de Pesquisa Canabinóide e Diretora Científica da AMA-ME, Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal, Dra. Paula Dall Stella. A especialista abordará o uso da Cannabis Medicinal em alguns países e seus resultados no tratamento de pacientes com doenças como câncer, doença auto- imune, dor crônica, distúrbios da ansiedade e depressão.

Segunda a Dra. Carolina Nocetti, do The Prana Group: “Pesquisamos sobre a medicina canabinóide e percebemos as dificuldades que muitos pacientes, profissionais da saúde e mesmo familiares enfrentam no acesso ao medicamento. Por isso, decidimos entrar em ação. Levamos o conhecimento sobre a cannabis medicinal para estimular o debate sobre os potenciais benefícios entre a classe médica e, ao mesmo tempo, proporcionar um suporte aos pacientes e familiares, conectando-os a outros que já passaram por situação semelhante”, explica a médica.

No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2015 já foram expedidas mais de 2370 autorizações para a importação de medicamentos à base de cannabis.

A Anvisa aprovou em 06 de maio de 2015 a resolução RDC no 17 que define os procedimentos para a importação de produtos ricos em cannabis para uso individual, prescrito por médicos legalmente habilitados.
No mesmo levantamento é possível identificar que 39 especialidades médicas no país, como oncologia, geriatria, neurologia e clínica geral, já prescreveram medicação com este componente. Cabe destacar que México, Uruguai, Chile, Argentina, Canadá, Estados Unidos da América, Austrália, Noruega, França, Israel e Espanha já autorizam e dispensam a medicação para seus pacientes.

SAIBA MAIS : THE PRANA GROUP

Atenciosamente,

 

Fernando Cembranelli

CEO BV/HUB de Inovação em Saúde

 

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)