MEDTALKS 2017: Empreendedorismo em Saúde na PUC-Sorocaba! (by Santé Jr.)

Próxima de completar 1 ano desde a sua formação, a Santé Jr., Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FCMS/PUC-SP), já possui em seu portfólio a realização de eventos como MEDInsight, MEDLaw, TEDMEDLive2016 e, mais recentemente, o MEDTalks.

Proporcionando inovação em saúde através da organização de eventos, venda de produtos e promoção de consultorias, a segunda empresa júnior de Medicina do Brasil, com sede em Sorocaba-SP, é formada por acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem. Engajados em assuntos como empreendedorismo e gestão em saúde, os alunos buscam a excelência e pretendem transformar a saúde através da inovação e empreendedorismo, aperfeiçoando, enquanto acadêmicos, as habilidades e capacidades necessárias para enfrentar o mercado.

Sem fins lucrativos e formada pelos departamentos de Consultorias, Administrativo-Financeiro, Recursos Humanos, Marketing e Eventos, a Santé Jr. proporciona experiências além da grade curricular, tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento de profissionais diferenciados, altamente qualificados e que superem as expectativas do mercado.

Sante Jr - Platéia.jpeg

Foto: Platéia no MEDTalks

Na última quarta-feira (15 de março de 2017), o anfiteatro Pacaembu da FCMS/PUC-SP foi palco do MEDTalks, evento inspirado em TEDTalks, que ocorrem ao redor do mundo. Três palestrantes compartilharam de forma dinâmica e no formato de “story-telling” suas experiências e conhecimentos na área de Empreendedorismo em Saúde. Nas palavras do Dr. José Francisco Moron, atual diretor presidente da UNIMED Sorocaba, uma das apoiadoras do evento, “o MEDTalks foi inovador e inspirador, possibilitando aos estudantes pensarem fora da caixa e expandirem seus conhecimentos para um mundo além dos muros da faculdade”.

O primeiro a se apresentar foi o Dr. Ricardo Di Lazzaro, farmacêutico-bioquímico e médico formado pela Universidade de São Paulo. Mestrando em genética, também pela Universidade de São Paulo, Dr. Ricardo contou como iniciou seu caminho como empreendedor até a fundação do atual Laboratório Genera, referência em identificação humana e genética médica, que acumula milhares de análises realizadas e dispõe da maior rede de unidades de coletas do país.

Em seguida, o Dr. Conrado Alvarenga compartilhou o processo de fundação e desenvolvimento do laboratório LAB Medicina Masculina, empreendimento que representa um novo conceito de laboratório de análise de exames voltados à saúde e fertilidade do homem. Médico formado pela Universidade de São Paulo, com residência médica em Cirurgia Geral e Trauma e Urologia pela mesma escola, Dr. Conrado dividiu com o público presente, além das empreitadas de sucesso, as dificuldades enfrentadas e o tempo desprendido durante a vida como empreendedor.

Para finalizar, os participantes, que lotaram o anfiteatro, conheceram um pouco mais da história do Dr. Fernando Cembranelli, médico formado pela Universidade Federal de São Paulo, com residência em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pelo PROHASA (USP/GV). Com MBA com foco em empreendedorismo e inovação na área da saúde, Dr. Fernando compartilhou histórias desde o ingresso na Universdade, experiências internacionais e os objetivos da Berrine Ventures, aceleradora de startups em que atua como CEO. O empreendimento busca integrar as novas empresas ao ambiente de negócios, relacionamento e aceleração contínua, a fim de solucionar os desafios do sistema de saúde.

Sante Jr - Fernando Cembranelli.jpg

Foto: Fernando Cembranelli no MEDTalks

Sobre o evento, a acadêmica do quarto ano de Medicina, Júlia Serrano, escreveu: “Empreender. Eu nunca tinha percebido a força e a dimensão desse verbo até participar do MEDTalks, realizado pela Santé Jr., na semana passada. Como estudante de Medicina, sempre acreditei que, mais cedo ou mais tarde, como uma consequência, chegaria a hora de montar um consultório e que ali, naquele momento, esse seria o empreendedorismo realizado em minha vida. Decidi, então, ir ao evento com o tema “Empreendedorismo em Saúde” para tentar entender um pouco mais sobre o assunto. Em uma das chamadas feitas pela Santé Jr. para divulgar o evento, vinha a seguinte frase: “uma conversa pode mudar como vemos o mundo”. E, realmente, o MEDTalks mudou a minha visão sobre o empreendedorismo na saúde. Foram 3 histórias de empreendedores que tinham em comum três coisas: a medicina, a juventude e a capacidade de pensar fora da caixa. Mas cada história tinha sua própria peculiaridade e motivação, e não é à toa que cada empresa que nasceu junto com eles tinha também uma cara única. Saí daquele auditório com uma vontade enorme de empreender, não como uma consequência do meu trabalho como médica, mas sim como um meio de poder atingir a área da medicina”.

Para a Santé Jr., o evento da última quarta-feira foi mais uma prova de que vale a pena pensar grande e investir em inovação em saúde. Jivago Jordão, co-fundador e presidente da Empresa Júnior, considera o MEDTalks “um evento de sucesso na trajetória da empresa, que representa, na prática, os ideais de inovação e liderança de toda a equipe. Os exemplos de empreendedorismo e superação de cada história compartilhada deixaram todos com ainda mais brilho nos olhos e inspiração”.

Fica aqui, portanto, o nosso convite à Startup Saúde Brasil: a Santé Jr. estará sempre de portas abertas para tudo o que for de inovação na área da saúde, buscando sempre o desenvolvimento de profissionais cada vez mais capacitados à vida extra universitária.

Autora: Bárbara Lívia C. Serafim – departamento de Eventos da Santé Jr.

CONTATO: pucsante@gmail.com

 

 

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)