Eduardo Lyra, a ONG Gerando Falcões e a incrível liderança pelo exemplo!

De todos os empreendedores que já conheci, sem dúvida alguma Eduardo Lyra é o que mais me impactou. Jovem, humilde, da periferia, ele comove a tudo e a todos com a sua causa e é brilhante em converter meros conhecidos em aliados para apoiar o seu projeto.

Vídeo: A história de Eduardo Lyra, narrada por Wagner Moura

No dia 03/12, junto com o Felipe Ricci, tivemos o projeto de visitar o projeto Gerando Falcões e ver com nossos olhos o que estava sendo realizado. Durante duas oportunidades durante nossa visita ao Projeto, me vieram lágrimas nos olhos e a certeza de estar vendo algo muito especial. Jovens jogando tênis e falando dos aprendizados que o jogo trazia para eles. Ou da criança que estava pintando um quadro pela primeira vez e via sua auto-estima resgatada. São tantas atividades de qualidade acontecendo simultaneamente que ficamos temos a nítida sensação de estar em um local único e MUITO especial.

A forma como Eduardo Lyra recebe e acolhe todos ao seu redor é algo absolutamente fascinante, a preocupação e a dedicação com cada um, nos dão a certeza que ele será um dos maiores empreendedores sociais de nossa geração e o Gerando Falcões, uma ONG que certamente se replicará para o Brasil e para toda América Latina.

Ao final da visita, ele nos contou que as demandas de sua população infantil e juvenil são enormes e que empreendedores e empresários de saúde são fundamentais para ajudar a enfrentar os problemas que possuem. Um dos grandes desafios são são consultas pediátricas para suas crianças e adolescentes, pois a prefeitura não consegue dar conta da demanda do projeto que passa dos 400 jovens e cresce anualmente.

Como uma grande comunidade de empreendedores, empresários e profissionais  de saúde, convido vocês a se engajar com a ONG Gerando Falcões e ajudá-los com o que você tem de mais valioso: o seu talento.

A trajetória de Eduardo Lyra:

Eduardo Lyra não é uma pessoa qualquer, eleito como um dos jovens mais influentes pela Forbes e reconhecido internacionalmente como uma das mais importantes lideranças jovens brasileiras, nasceu pobre, na periferia, perdeu seu primo para as drogas e seu pai foi preso durante sua infância. Sua família era tão humilde que Eduardo Lyra dormiu numa banheira azul nos seus primeiros oito meses de vida.

Sua mãe diarista, nunca permitiu que abandonasse os estudos e através da persistência ele se formou em jornalismo. Baseado em suas experiências e sua visão de mundo lançou o livro “Jovens Falcões”, que tinha como objetivo resgatar a auto-estima do jovem da periferia e mostrar que ele pode se tornar um falcão e alcançar todos os seus objetivos de vida, um trabalho digno, educação de qualidade, apesar da condição tão adversa, em que vivem.

Quem ouve Eduardo Lyra falar em público, sabe quão marcante é sua fala e sua presença.

Livro Jovens Falcões

Saiba mais sobre o livro Jovens Falcões

 

Após o livro, veio a ONG Gerando Falcões, cujo objetivo é transformar jovens em jovens falcões, através do empoderamento e desenvolvimento de jovens e crianças.

Vídeo: Eduardo Lyra no LIDE

Atualmente, a ONG já impacta mais de 300 mil crianças e jovens, através de oficinas palestras e outras atividades. Todos os sábados, o ninho dos Falcões localizado em Poá, recebe mais de 400 jovens para aulas de pintura, ginástica, boxe, coral, programação e inglês, o que representa uma oportunidade única para estes jovens e crianças que passam a ter um porto seguro para ir no final de semana e uma rede estruturada que os acolhe.

Gerando Falcões2

Foto: Aula de ginástica no “Ninho dos Falcões”

Gerando Falcões1

Quando estávamos no coral, este cantou uma música para os visitantes, o que certamente revela como pequenos gestos, tornam a ONG  Gerando Falcões única.

Foto: Coral no ninho dos falcões

Gerando Falcões6

Foto: Valores da ONG Gerando Falcões (Fernando Cembranelli e Eduardo Lyra)

Eduardo Lyra, foi muito gentil em nos receber e apresentar sobre o seu projeto. Agora, vamos ajudá-lo a conseguir consultas pediátricas para suas crianças e adolescentes,dado que a prefeitura não consegue dar conta da demanda da ONG Gerando Falcões.

Vamos ajudar? Mande um e-mail para nós: fernando@berriniventures.com

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO BV/Hub de Inovação em Saúde

fernando@berriniventures.com

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)