Conheça o Health Innovation Week e saiba como o Canadá se tornou um pólo global de inovação em saúde!

Em Abril, irei para o Canadá participar da Health Innovation Week, uma semana incrível voltada à inovação em saúde, e para compartilhar tudo que estamos aprendendo sobre este fantástico país fiz uma entrevista com Todd Barret, Cônsul Comercial de Ontário.

  1. Como o Canadá e, mais especificamente, Ontário se tornaram um polo de Inovação em Saúde?

A partir dos anos 2000, Ontário vem concentrando esforços para financiar e apoiar diretamente o desenvolvimento científico em diversos setores, tendo disponibilizado cerca de US$ 14 bilhões para projetos de pesquisa responsáveis por tornar a região um importante polo de inovação.

Essas iniciativas tornaram a província, hoje, o sexto lugar na América do Norte em número de instituições e mercado de trabalho focado em Ciências da Vida. Estão instaladas na região 1.900 grandes multinacionais do setor – desde indústrias farmacêuticas até empresas de cuidados da saúde e de pesquisa, que empregam mais de 61.000 profissionais. As áreas em que a província mais se destaca são genoma humano, neurociência, oncologia, doenças cardiovasculares e testes clínicos. Esses dados reforçam a relevância da região na área e posicionam Ontário como um polo de inovação para saúde.

  1. O que está levando tantas empresas globais a se instalarem nesta região?

São oferecidos vários incentivos que tornam os custos de operação de negócios na região mais competitivos e vantajosos. Fundos de investimento disponibilizam capital de risco e também subsídios fiscais. Em média, são disponibilizados por ano 1,4 bilhão de dólares canadenses em investimentos para os projetos de pesquisa conduzido por empresas. Outros fatores são baixo custo de vida, se comparado com outros países desenvolvidos, e as facilidades logísticas e burocráticas para exportar produtos e acessar outros mercados. Tudo isso torna Ontário um mercado bastante atrativo e cada vez mais conhecido globalmente.

Foto: MaRs (Maior Hub de Inovação Urbana do mundo)

  1. Qual o papel das startups de saúde neste ecossistema?

Assumimos o compromisso de tornar a região um mercado favorável para empreendedores e suas novas empresas que, por essência, promovem a inovação nos mais variados setores. Especialmente para saúde, as startups têm papel crucial no desenvolvimento tecnológico, aumentando o grau de sofisticação requerido pela área em benefício dos pacientes, aplicando a robótica e outros princípios cada vez mais avançados para o diagnóstico, tratamento, procedimentos cirúrgicos e desenvolvimento de novos medicamentos.

Vídeo: William Charnetski, Chefe da Estratégia de Inovação de Ontário

  1. Como grandes players de saúde interagem com as startups?

Muitas empresas, hoje, já veem as startups como importantes aliadas para continuarem crescendo, oferecendo ao mercado novos serviços e produtos. Ontário também busca promover a interação e parcerias entre grandes empresas capazes de oferecer capital de risco e novas startups, para que suas ideias inovadoras possam ser viabilizadas. Existem ainda na região aceleradoras de negócios, como o MaRS Discovery District, em Toronto, que conta com um setor específico para startups de Life Science, especializado em oferecer suporte direto para que novas empresas aprimorem seus modelos de negócio, conduzam suas pesquisas e possam atrair investimentos de grandes empresas.

  1. O que é e qual a importância do Health Innovation Week no desenvolvimento deste ecossistema? 

O Health Innovation Week 2017, que acontece entre os dias 2 e 7 de abril em Toronto, é um importante evento para divulgar o que há de novo e os resultados de pesquisas de ponta, além de conectar importantes atores do setor. Este evento ajuda, ainda, a promover a rede de empreendedores em saúde presente em Ontário, que hoje é referência em especialidades como cardiologia, oncologia e neurologia.

Participaremos do evento conduzindo um grupo de executivos brasileiros que participarão do evento para conhecer um pouco mais daquele mercado, os responsáveis pela inovação ali conduzida e identificar oportunidades e sinergias para intensificar a relação entre esses dois mercados na área de saúde.

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO BV/Hub de Inovação em Saúde

fernando@berriniventures.com

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)