Conheça o CUCO Health e sua enfermeira digital!

Tive o prazer de conhecer o time do Dr. Cuco, há mais de um ano, e pude acompanhar o seu crescimento, desenvolvimento, transformações, a fim de se tornarem atualmente uma das solução mais interessantes na saúde digital brasileira. Este mês de Dr. Cuco, eles passaram a se denominar CUCO Health, um nome muito mais alinhado com a visão de futuro de cuidado à saúde, em que acreditam.
1) O que é o Cuco Health e o que faz ?
O CUCO Health é uma plataforma para acompanhamento e engajamento de pacientes crônicos.
Possuímos duas vertentes. De um lado o aplicativo para pacientes, que busca trazer a melhorar experiência de uso e de estímulo ao tratamento médico, através de gamification, lembretes de compromissos de saúde (como os lembretes de medicamentos) e enfermeira digital.
livia-cunha
Foto: Lívia Cunha e Gustavo Comitre, co-fundadora do CUCO HEALTH
2) Quais as principais conquistas da solução desde que foi lançado ?

Desde o início o CUCO participou de diversos prêmios e reconhecimentos, como o Programa Startup SC, Concurso de Plano de Negócios do SEBRAE, finalista do IBM Smartcamp 2016, vencedor como a melhor startup no prêmio LIDE Futuro 2016, vencedora da etapa brasileira que irá representar o Brasil na conferência eMerge Americas em Miami e uma das 10 startups mais atrativas para investidores, pelo 100 Open Startups (Melhor startup de saúde).
Além disso, fomos eleitos pela EXAME como uma das 13 startups que fizeram a diferença em 2016.
Com isso, aproveitamos os reconhecimentos para estruturar um time sênior de tecnologia e produto para o lançamento da nova versão do CUCO para 2017.

3) Por que ele é um aplicativo indispensável para quem faz uso crônico de medicamentos ?
Quando se é um paciente crônico, uma das grandes dificuldades é se manter firme em um tratamento, seja pelo longo tempo do tratamento, dificuldade em gerenciar múltiplas medicações, falta de informação sobre remédios e doença ou até falta de estímulo para continuar.  O CUCO vem para facilitar a vida desses pacientes. Em sua nova versão, além de lembrar o paciente dos seus medicamentos, o CUCO permite enviar mensagens personalizadas sobre doença, tratamento ou até informações importantes sobre o medicamento, educando o paciente e trazendo informações que realmente ajudem o paciente em sua condição de saúde.
1
Foto: Tela do Aplicativo CUCO Health
4) Quais as vantagens da nova versão do aplicativo para Android ?

A nova versão nasceu de muita pesquisa e feedbacks com usuários. Em nossa primeira versão tínhamos mais de 5 mil pacientes que usavam o CUCO todos os dias, logo foi um processo natural de aprendizado para repensarmos o modo como cuidados da saúde de nossos usuários. Conceitos de games, botões e letras grandes, interface simplificada, tudo nasceu para facilitar o uso por parte dos pacientes das mais variadas idades: idosos, crianças, jovens e adultos, o CUCO foi pensado nos diferentes perfis de usuários.
Um bom exemplo é a função de cuidadores. Alguém mais jovem que tome apenas um medicamento pode não ver tanto valor no uso do CUCO para gerenciar apenas um medicamento. Mas se tem alguém na família (como uma avó, por exemplo) que gostaria de acompanhar o tratamento, é possível cadastrar o familiar no app e quando o mesmo não tomar a medicação na hora correta, esse jovem será avisado.
Um idoso talvez não use todas as funcionalidades do App, mas os alarmes foram criados para funcionar inclusive no modo silencioso de celulares Android e com botões e textos grandes para facilitar a visualização de qual remédio precisa tomar e ser fácil de clicar se tomou ou não 🙂
Outro ponto legal é a enfermeira digital, uma funcionalidade que só fica disponível para pacientes de Operadoras de Saúde e Hospitais parceiros, mas que permite o acesso de uma enfermeira personalizada para responder diversas perguntas de saúde 24 horas por dia.
5) Qual o impacto que vocês querem ter com o Dr. Cuco Health?

O core do CUCO sempre foi o paciente, justamente por isso queremos ser reconhecidos como a melhor ferramenta de atenção primária em saúde do mundo, referencia em engajamento e adesão ao tratamento.

A nova versão nasceu global, já traduzida para o inglês e em breve também em espanhol. Acreditamos que podemos impactar pacientes não apenas no Brasil, justamente pelo nível de qualidade do nosso novo App.
gustavo-comitre
Foto: Gustavo Comitre, co-fundador do CUCO Health
6) Como as grandes empresas do mercado de saúde olham para o Dr. CUCO Health?
Grandes operadoras, hospitais, redes de farmácias e laboratórios farmacêuticos olham o CUCO como um grande parceiro que pode, não apenas educar e acompanhar seus pacientes, mas também reduzir custos com hospitalizações e consultas desnecessárias que poderiam ser evitadas através de um tratamento feito da maneira correta.
Para maiores informações: www.cucohealth.com
Atenciosamente,
Fernando Cembranelli
CEO BV/Hub de Inovação em Saúde

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)