1 Fire Talk ABSS : Florianópolis e startups de saúde se encontram!

 No dia 04 de Fevereiro, num bélissimo dia de sol em Florianópolis, que para muitos embriona o Sillicon Valley brasileiro, foi realizada uma bélissima iniciativa da ABSS, capitaneada pelo Diógenes Silva, anestesista e fundador e CEO da Anestech, o 1 Fire Talk da Associação, uma iniciativa com o objetivo de ouvir e interagir com excelentes stakeholders sobre a importância do associativismo das startups de saúde!

Realizado no excelente Le Barbaron, na Praia Brava, o evento me fez refletir sobre a importância de excelentes interações presenciais, ao invés de nos limitarmos a interações online. A importância de falar sobre como estávamos, ao invés de falar apenas de como as empresas estavam. Também foi um momento único para apreciarmos a companhia de novos e antigos amigos de diversos locais do Brasil.

Dada a velocidade com que surgem novas tecnologias em saúde, é fundamental ter um associativismo de startups de saúde forte, a fim de que as novas soluções  sejam adequadamente discutidas pelo setor saúde, a fim de evitar que  soluções amplamente validadas pelo mundo, sejam barradas.

De Curitiba, tínhamos representantes de Júpiter, um excelente espaço de inovação local, capitaneado pelo Nima do Founders Institute. Honestamente, adoro estes nomes!

Uma notícia que repercutiu muito positivamente durante as  conversas, foi o anúncio da vinda do Peixe Urbano, com seus mais de 400 colaboradores, para Florianópolis, num movimento que deve impactar o PIB da cidade em 1,5%. Excelentes startups digitais se desenvolvem num ecosistema extremamente favorável, com excelentes universidades, incentive da prefeitura, organização dos players de tecnologia e capital de risco. Felizmente, Florianópolis tem tudo isto e muito mais, pois tem uma qualidade de vida inigualável para quem vive nos grandes centros urbanos.

Neste sentido, a ACATE, Associação Catarinense de Tecnologia, ganha cada vez mais importância, como o principal hub de inovação da ilha, ao redor da qual gravitam todas as outras iniciativas

acate

Foto: ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia)

Veja o video sobre como foi o evento:

 

Sobre Fernando Cembranelli

Médico formado pela UNIFESP, com Residência Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e MBA com foco em Healthcare Management pela Fuqua School of Business (Duke University). Co-fundador do site EmpreenderSaúde, sócio da Live Healthcare Media e CEO do Health Innova HUB/Berrini Ventures (Hub de Inovação em Saúde e Aceleradora de Startups de Saúde Digital, líderes no Brasil)