2 week: Saúde Populacional DISRUPT: Um rumo insustentável!

Diário de bordo:

Estamos na segunda semana do TREK Saúde Populacional DISRUPT,  Um tema como gestão da saúde populacional que deveria ser simples para quem fez graduação, residência e pós-graduação em gestão da saúde, se revela como algo extremamente complexo e sem uma solução simples.

Vídeo: Desafios da gestão da saúde populacional por Fernando Cembranelli

Esta jornada começou com a percepção de que os aumentos ocorridos nesta semana, na casa de 20% ou mais são absolutamente insustentáveis para o setor e para a população, caso os reajustes de 20% anuais se mantenham nos próximos 10 anos, o valor do plano de saúde será 6x maior e a tendência atual de perda de usuários de plano de saúde não será uma exceção, mas uma tendência.

Ao mesmo tempo, a saúde suplementar é um setor que nos últimos anos vem operando com margens extremamente baixas, inferiores a 5% na grande maioria dos casos e com custos crescentes anos após ano.

Nesta semana participei de um excelente evento na UNIDAS, e o objetivo era discutir o “feijão com arroz”, ou medidas básicas que podem gerar grande economia para as operadoras e maior sustentabilidade do setor, mas muitas vezes ainda não são implantadas.

Neste cenário, sem dúvida alguma as startups têm seu setor, mas o cenário como um todo exige que repensemos o setor e busquemos modelos sustentáveis no longo prazo.

Se este ano, o pior parece ter ficado para trás, olhando para frente, o cenário é uma tormenta e caberá a empreendedores, inovadores, executivos e formuladores de políticas desenharem novas alternativas sustentáveis para o setor.

Esta é uma oportunidade ENORME para empreendedores, que NÃO devem ficar olhando somente para aplicativos de consulta a preços acessíveis ou clínicas populares, apesar do valor e da importância destas iniciativas.

Acompanhe as próximas entrevistas AO VIVO (You Tube), que faremos semanalmente sobre este tema: CLIQUE AQUI

  • Segunda-feira, 18 hs (10/7): Ney Paranaguá e Adalton Sena, UNIPLAM: As lições de uma operadora de saúde com foco no digital
  • Terça-feira, 18 hs (10/7): Alberto Ogata, ex-presidente ABQV

Saiba mais sobre o  TREK Saúde Populacional DISRUPT, e acompanhe esta jornada!

Atenciosamente,

Fernando Cembranelli

CEO Health Innova HUB/Berrini Ventures

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!