Diário de bordo:
Estamos na segunda semana do TREK Saúde Populacional DISRUPT, Um tema como gestão da saúde populacional que deveria ser simples para quem fez graduação, residência e pós-graduação em gestão da saúde, se revela como algo extremamente complexo e sem uma solução simples.
Vídeo: Desafios da gestão da saúde populacional por Fernando Cembranelli
Esta jornada começou com a percepção de que os aumentos ocorridos nesta semana, na casa de 20% ou mais são absolutamente insustentáveis para o setor e para a população, caso os reajustes de 20% anuais se mantenham nos próximos 10 anos, o valor do plano de saúde será 6x maior e a tendência atual de perda de usuários de plano de saúde não será uma exceção, mas uma tendência.
Ao mesmo tempo, a saúde suplementar é um setor que nos últimos anos vem operando com margens extremamente baixas, inferiores a 5% na grande maioria dos casos e com custos crescentes anos após ano.
Nesta semana participei de um excelente evento na UNIDAS, e o objetivo era discutir o “feijão com arroz”, ou medidas básicas que podem gerar grande economia para as operadoras e maior sustentabilidade do setor, mas muitas vezes ainda não são implantadas.
Neste cenário, sem dúvida alguma as startups têm seu setor, mas o cenário como um todo exige que repensemos o setor e busquemos modelos sustentáveis no longo prazo.
Se este ano, o pior parece ter ficado para trás, olhando para frente, o cenário é uma tormenta e caberá a empreendedores, inovadores, executivos e formuladores de políticas desenharem novas alternativas sustentáveis para o setor.
Esta é uma oportunidade ENORME para empreendedores, que NÃO devem ficar olhando somente para aplicativos de consulta a preços acessíveis ou clínicas populares, apesar do valor e da importância destas iniciativas.
Acompanhe as próximas entrevistas AO VIVO (You Tube), que faremos semanalmente sobre este tema: CLIQUE AQUI
- Segunda-feira, 18 hs (10/7): Ney Paranaguá e Adalton Sena, UNIPLAM: As lições de uma operadora de saúde com foco no digital
- Terça-feira, 18 hs (10/7): Alberto Ogata, ex-presidente ABQV
Saiba mais sobre o TREK Saúde Populacional DISRUPT, e acompanhe esta jornada!
Atenciosamente,
Fernando Cembranelli
CEO Health Innova HUB/Berrini Ventures