Primeiro evento no Brasil para médicos sobre a Medicina Canabinóide teve lançamento de Hub de Inovação e Pesquisa sobre Pesquisa Canabinóide!

Na terça-feira, 28 de Março, às 19 horas, ocorrereu primeiro evento educacional para médicos do Brasil  para discutir os benefícios do canabidiol e Medicina Canabinóide, bem como os cuidados necessários no seu manejo. O evento, realizado pelo The Prana Group, é  uma iniciativa que auxilia na educação e no acesso à cannabis medicinal em países do mundo – o primeiro encontro nacional de medicina canabinóide terá como objetivo reunir especialistas de diversas áreas da medicina para debater os desafios e os avanços no uso desta medicação no Brasil.

Também será lançado o primeiro hub de pesquisa e inovação sobre medicina canabinóide que reunirá uma equipe multiprofissional formada por brasileiros e norte-americanos, onde o primeiro projeto é Educação Médica sobreMedicina Canabinóide em Realidade Virtual.

Vídeo: Documentário (em inglês) sobre o uso de Cannabis na medicina

O evento que ocorrerá num hospital público em São Paulo, teve início  com a palestrante médica, integrante da Sociedade Internacional de Pesquisa Canabinóide e Diretora Científica da AMA-ME, Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal, Dra. Paula Dall Stella. A especialista abordará o uso da Cannabis Medicinal em alguns países e seus resultados no tratamento de pacientes com doenças como câncer, doença auto- imune, dor crônica, distúrbios da ansiedade e depressão.

Segunda a Dra. Carolina Nocetti, do The Prana Group: “Pesquisamos sobre a medicina canabinóide e percebemos as dificuldades que muitos pacientes, profissionais da saúde e mesmo familiares enfrentam no acesso ao medicamento. Por isso, decidimos entrar em ação. Levamos o conhecimento sobre a cannabis medicinal para estimular o debate sobre os potenciais benefícios entre a classe médica e, ao mesmo tempo, proporcionar um suporte aos pacientes e familiares, conectando-os a outros que já passaram por situação semelhante”, explica a médica.

No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2015 já foram expedidas mais de 2370 autorizações para a importação de medicamentos à base de cannabis.

A Anvisa aprovou em 06 de maio de 2015 a resolução RDC no 17 que define os procedimentos para a importação de produtos ricos em cannabis para uso individual, prescrito por médicos legalmente habilitados.
No mesmo levantamento é possível identificar que 39 especialidades médicas no país, como oncologia, geriatria, neurologia e clínica geral, já prescreveram medicação com este componente. Cabe destacar que México, Uruguai, Chile, Argentina, Canadá, Estados Unidos da América, Austrália, Noruega, França, Israel e Espanha já autorizam e dispensam a medicação para seus pacientes.

SAIBA MAIS : THE PRANA GROUP

Atenciosamente,

 

Fernando Cembranelli

CEO BV/HUB de Inovação em Saúde

 

 

Sobre Fernando Cembranelli

CEO e Founder do Health Innova HUB, Ecossistema Digital de Inovao em Sade. Mdico formado pela UNIFESP, com Residncia Mdica, em Administrao Hospitalar, pelo Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e MBA com foco em Healthcare Management pela Duke University Foi Co-fundador do EmpreenderSade, Gerente do Centro de Inovacao do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da USP e Partner da Live Healthcare (Portal Sade Business, Sade Business Frum e Healthcare Innovation Show).

Ola, deixe seu comentário para nossa comunidade!