Esta semana, estive com Yan Di, diretor-geral da Baidu no Brasil. A Baidu comprou o Peixe Urbano em 2014, transformando-o num marketplace, o que levou a um crescimento de 100% nas vendas, superando o pico de 2011.
O O2O é todo mercado que começa no online e termina no offline, como comprar ingressos para o cinema pela internet e assistir ao filme no cinema. No caso da saúde, é representado pela consulta marcada online e realizada offline, ou ainda pelo serviço de saúde ou medicamento comprado online e retirado na clínica ou farmácia.
Yan, explicou que o mercado de O2O, ou online to offline, é um mercado potencial de R$ 1 trilhão, no Brasil, e saúde tem o potencial de chegar a R$ 100 bilhões, considerando que representa 10% do PIB brasileiro.
Como bons exemplos de O2O no Brasil temos, a 99 Táxis e a Easy Táxi, que permitem que você chame táxi através de um aplicativo, ou iFood e Hello Food, que acabaram de se fundir, que permitem chamar comida em casa.
Na área de saúde, temos o Vitta, que permite o agendamento de consultas online, o VidaClass, que permite compra de medicamentos on-line, além de agendar consultas e a Flowing, que faz a gestão da qualidade de vida corporativa através de um aplicativo.
Dado o grande potencial deste mercado no Brasil, a Baidu vai trazer um fundo de investimento de O2O para atuar no país, com o objetivo de fomentar as empresas nascentes e consolidar os players já existentes no país.
Para debater este tema, vamos realizar um debate na Berrini Ventures, no próximo dia 10/05/16, às 18:00, com participação ao vivo (limitada) e online, com os seguintes palestrantes:
– Yan Di: Diretor-geral, Baidu Brasil: O potencial do mercado de O2O no Brasil!
– Gustavo Valente, Dr.Já: Como garantir acesso `a saúde através do agendamento on-line
– Fábio Tiepolo, Docway: Os impactos da Uberização na saúde
– Vitor Moura, VidaClass: Medicamentos e consulta ao acesso de todos
– Tatiana Pieper, Flowing: Gestão de qualidade de vida através de aplicativos
INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI (vagas limitadas)